Agenda institucional e técnica reforça cooperação em agricultura, infraestrutura e intercâmbio cultural
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores, realizaram em Cotonou a etapa do Benim da Missão ao Continente Africano. A iniciativa tem como objetivo aprofundar as relações bilaterais, fortalecer laços históricos e culturais e fomentar o comércio e cooperação entre o Brasil e países africanos.
A programação do primeiro dia foi marcada pelo Seminário Empresarial Brasil–Benin. A abertura institucional reuniu autoridades e representantes de instituições, com a participação da embaixadora do Brasil em Cotonou, Regina Célia Bittencourt; da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; do embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE e Vinícius Lages, gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae.
Na sequência, foi realizada a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre a ApexBrasil e a APIEX Benin, consolidando o compromisso de cooperação para promoção de investimentos e comércio bilateral.
O painel “Conexões Brasil–Benin” contou com a participação de Eric Akoute, diretor-geral da APIEX Benin, destacando oportunidades e sinergias entre os setores produtivos dos dois países. Já o debate “Cooperação Estruturante Brasil–Benin para a Segurança Alimentar” reuniu representantes da Embrapa, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), da ABPA e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do Benim, reforçando o papel da cooperação técnica e produtiva para o desenvolvimento sustentável.
Durante o evento, a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, ressaltou o caráter estratégico da escolha do Benim como um dos países-sede da missão.
A decisão de incluir o Benim nesta missão é estratégica, considerando os laços culturais que unem nossos países e o expressivo potencial de crescimento e parceria identificado em áreas como infraestrutura, transporte e agricultura. Há um campo fértil para cooperação e geração de negócios de longo prazo.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil
Agenda institucional amplia diálogo bilateral
Ao longo da etapa no Benim, Ana Repezza cumpriu uma série de reuniões institucionais, incluindo encontro com o ministro de Relações Exteriores do Benim, Olushegun Adjadi Bakari, além de representantes do Ministério da Indústria e Comércio e da congênere da ApexBrasil no país, a APIEX Benin. Em todas as reuniões, foram discutidas possibilidades de cooperação, com ênfase nos setores agrário e de infraestrutura, considerados prioritários para a ampliação do comércio e dos investimentos bilaterais.
Na reunião com a APIEX Benin, também foram abordadas iniciativas de intercâmbio cultural entre os dois países, com destaque para a Casa do Brasil no Benin, localizada em Ouidah, e para a Casa do Benim no Brasil, em Salvador, símbolos da profunda conexão histórica e cultural entre Brasil e Benim.
Visitas técnicas e oportunidades de negócios
No segundo dia da missão, a delegação brasileira realizou visita técnica ao complexo industrial Glo-Djigbé (GDIZ), nas proximidades de Cotonou, que concentra oportunidades de parceria em desenvolvimento de infraestrutura, capacitação técnica de profissionais, soluções de transporte, maquinário e tecnologia. A representante da Via Permanente, Monique Coelho, destacou que o complexo oferece incentivos fiscais atrativos para empresas estrangeiras e já identifica potencial para a atuação de empresas brasileiras na otimização logística da região.
A agenda incluiu ainda visitas ao Porto de Cotonou, importante ponto de entrada e saída de mercadorias do continente africano, ao Songhai Centre e a instalações do setor supermercadista local, ampliando o conhecimento sobre a dinâmica econômica e logística do país.
Após o encerramento da etapa no Benim, a missão segue para o Quênia, com atividades previstas em Nairóbi na próxima semana, dando continuidade ao esforço conjunto da ApexBrasil e do Ministério das Relações Exteriores para fortalecer a presença brasileira no continente africano e ampliar oportunidades de comércio, investimentos e cooperação estratégica.