Missão TIC Chile leva 15 start ups brasileiras para participar de rodadas de negócios em meio a imersão no mercado chileno
Santiago do Chile foi o destino de 15 empresas brasileiras de tecnologia da informação e comunicação (TIC) apoiadas para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A Missão TIC Chile é parte do programa Aceleração para Exportação da agência que busca promover o acesso mais rápido ao mercado internacional por meio de participação em ações de promoção comercial. Entre os dias 25 e 27 de setembro, as empresas selecionadas participaram de rodadas de negócios, seminários sobre mercado chileno e realizaram visitas técnicas.
"Nosso objetivo foi levar conhecimento, criar oportunidades de negócios e colaborar com a internacionalização das empresas", relatou o analista de qualificação da ApexBrasil, Ulisses Medeiros Júnior.
Foi a primeira vez que o setor de TIC esteve no programa de Aceleração da ApexBrasil. O setor está em franco crescimento no Brasil e as empresas nacionais buscam o mercado internacional para ganho de competitividade, diversificação de risco e aumento do faturamento. Das 15 empresas que participaram do Missão, 10 haviam participado do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil.
Camila Rey, representante do Escritório América do Sul da ApexBrasil (EA América do Sul), que apoiou a missão no Chile destacou a complementariedade entre o Aceleração e o PEIEX. “Nós do EA América do Sul, procuramos oferecer às empresas egressas do PEIEX plataformas de promoção comercial customizadas, para que que elas e demais empresas da Missão possam realizar a primeira exportação ou se consolidar como exportadoras”.
Santiago como caminho para expansão internacional
Marcelo Antunes, da empresa Net Eye, esteve em Santiago com apoio da ApexBrasil e explicou que sua empresa buscava entender como se estrutura o mercado chileno de inovação e como funciona o processo de abertura de empresas no país, que é seu novo objetivo.
“A Missão foi uma forma muito boa, direta, profunda e rápida de compreender o trabalho do Chile. Ela deixou mais claro que o país deve ser o nosso objetivo para a América Latina. Com apoio da Apex e a integração de todos os empresários que estiveram, os questionamentos que tínhamos foram sanados, e saímos da Missão muito seguro com o caminho que vamos adotar e pretendemos montar uma unidade no Chile”, relata Marcelo.
As empresas RFD Brasil e Votice, participantes da missão, também relataram que, com a imersão no Chile, novas oportunidades surgiram e expandiram seus horizontes. Gláucia Gomes, representante da RFD Brasil, ficou segura de que as tecnologias brasileiras podem disputar o mercado chileno através da exportação. “Durante a missão, conseguiu identificar clientes em potencial. Creio que isso vai abrir portas para que a gente possa se aventurar na internacionalização via Chile”, disse a empresária.
Fernando Benedito, da Votice Sistemas do Brasil, também destacou a importância da rodada de negócios para o estabelecimento de contatos com compradores. “A missão foi além das nossas expectativas, primeiro, pelo grau de atenção que nos deram quando as empresas do Chile queriam conhecer nossa solução. Além disso, gostaria de destacar a integração das empresas brasileiras participantes que, ao chegar no Chile, elas se tornaram integradas, amigos querendo ajudar aos outros, então, foi uma experiência fantástica! Recomendo a todas as empresas que queiram expandir e ampliar seus mercados, que participem de missão em parceria com a Apex”, declarou Fernando.
O mercado chileno
O Chile foi o destino da missão por ter um forte ecossistema de inovação. “O país é política e economicamente estável, valoriza produtos tecnológicos e possui acordos de livre comércio com muitos países, o que o faz um hub tecnológico”, afimou Murilo Arruda, empresário que abriu os seminários dos quais as empresas da missão participaram.
A MyDNA, empresa de Murilo, é um caso de sucesso que serviu de referência para os empresários da Missão TIC Chile. A start up oferece soluções tecnológicas para o setor de recursos humanos, com recrutamento e seleção através de inteligência artificial e plataforma para gestão estratégica de colaboradores. Murilo compartilhou sua jornada empreendedora.
“Eu decidi empreender, sair da outra empresa para montar a MyDNA. Agora, já estou há 10 anos empreendendo. Na América Latina, tenho escritórios na Argentina, Brasil, China, Peru e Colômbia. Mas, no Chile, mesmo sendo um país não muito grande, é onde conseguimos um bom valor nos produtos ou serviços, por isso, muitas empresas vêm ao país para encontrar um pouco da estabilidade, que não existe em outro lugar que não seja no Chile”, explicou o empresário.
Confira como foi a agenda da Missão TIC Chile
- 25/09: As empresas participaram de seminários para conhecer o mercado chileno e parceiros como InvestChile e Inova360.
- 26/09: Visitas técnicas a duas empresas locais: o Parque de Innovación CTEC e o Centro de Innovación da Universidade Católica - Anacleto Angelini. São parques tecnológicos importantes e que oferecem apoio a empresas inovadoras a se instalar no Chile.
- 27/09: Rodada de negócios: as empresas estiveram frente a frente com compradores internacionais, onde puderam apresentar seus produtos e fechar negócios.
Programa Aceleração
A Missão fez parte do Programa de Aceleração para as Exportações, iniciativa da ApexBrasil que busca dar continuidade ao processo iniciado no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). No PEIEX, a equipe de atendimento da ApexBrasil, com objetivo de aproximar as empresas do mercado internacional, desenvolve, junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferece diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete.
Com o Programa de Aceleração, a ApexBrasil procura proporcionar plataformas de networking e oportunidades internacionais imediatas às empresas que demonstraram estar mais preparadas para ações internacionais, de modo a estimular primeiras exportações ou a consolidação como empresas exportadoras.
PEIEX
O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. O programa qualificou 2.374 empresas, em 2022, as quais exportaram um total de $1,5 bilhão. As micro e pequenas empresas atendidas foram responsáveis por US$ 183 milhões em valor exportado.
Essas empresas exportaram produtos de 17 segmentos, com destaque para: Alimentos e Bebidas (59,8%), Produtos Agropecuários (22,7%), Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (12,2%), e Madeira, Móveis e Outras Manufaturas (1,5%).
Para participar do PEIEX, as empresas podem agendar uma reunião com a equipe técnica do PEIEX mais próximo (veja o mapa dos Núcleos Operacionais com os respectivos contatos aqui) ou encaminhar e-mail para apexbrasil@apexbrasil.com.br.
Acesse o Catálogo Vitrine PEIEX e conheça mais sobre o Programa aqui.