A empresa brasileira Jade Autism foi uma das vencedoras do Zayed Sustainability Prize, um dos mais relevantes prêmios globais voltados à sustentabilidade e inovação com impacto social. A startup venceu na categoria Saúde e recebeu um prêmio de US$ 1 milhão (AED 3,67 milhões) para apoiar a expansão de sua atuação internacional e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para o cuidado de crianças neurodivergentes.
O anúncio foi feito durante cerimônia oficial nos Emirados Árabes Unidos, com a presença do presidente do país, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan. O prêmio reconhece soluções inovadoras desenvolvidas por pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas de ensino médio que promovem impacto positivo e mensurável em áreas como saúde, energia, água, alimentação e ação climática.
A Jade é apoiada de longa data pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que vem acompanhando a trajetória de internacionalização da empresa. Em 2024 e 2025, a startup participou da feira GITEX Expand North Star, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com apoio da Agência, fortalecendo sua presença no ecossistema de inovação do Oriente Médio. A empresa também esteve no WebSummit Rio em 2023 e foi vencedora do Pitch da edição.
Fundada no Espírito Santo pelo empresário brasileiro Ronaldo Cohin, a Jade nasceu a partir de uma experiência pessoal. Pai de Lucas, uma criança autista, Cohin transformou a busca por soluções mais eficazes de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil em uma plataforma tecnológica com impacto em larga escala. Hoje, a empresa atua tanto no Brasil quanto nos Emirados , especialmente em Abu Dhabi, com projetos em escolas públicas e parcerias institucionais.
A história da Jade nasce no Brasil, mas sempre teve uma vocação global. Encontramos nos Emirados Árabes Unidos um ecossistema que valoriza inovação com propósito, impacto social e tecnologia aplicada a desafios reais.
Reinaldo Cohin, fundador da Jade
Segundo ele, a premiação representa não apenas um reconhecimento empresarial, mas também um marco pessoal. “Subir ao palco ao lado do meu filho, que é a razão de tudo isso existir, foi um momento de profunda emoção. Sou muito grato à ApexBrasil por confiar na Jade e apoiar nossa jornada internacional desde o início.”
Com os recursos do prêmio, a Jade pretende ampliar sua atuação global, fortalecer pesquisas clínicas e educacionais, expandir parcerias com governos e sistemas públicos e acelerar o desenvolvimento tecnológico de sua plataforma. “Nossa visão é escalar impacto com responsabilidade, mantendo sempre o lado humano no centro da tecnologia”, reforça o fundador.
O Zayed Sustainability Prize já premiou 128 iniciativas em todo o mundo, beneficiando mais de 400 milhões de pessoas. A conquista da Jade reforça o potencial das empresas brasileiras de base tecnológica em oferecer soluções inovadoras para desafios globais e consolida a presença do Brasil no ecossistema internacional de inovação e impacto social.
Sobre a Gitex Expand North Star
Realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Expand North Star, parte da Gitex Global, é um dos maiores encontros mundiais entre startups e investidores. Em 2025, a ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, levou 48 startups e 2 hubs de inovação em dois pavilhões nacionais. A edição de 2026 será realizada em dezembro.
O evento conecta startups em estágio inicial e grandes corporações de tecnologia, promovendo networking, rodadas de negócios, premiações, sessões de pitch e palestras sobre temas estratégicos como inteligência artificial, cidades inteligentes, mobilidade, fintechs, agritech, saúde digital e sustentabilidade.