“Não queremos só vender hidrogênio verde, mas reindustrializar o Nordeste”, afirma a presidente do Consórcio Nordeste em Roterdã

13/05/2024
Investimentos
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
“Não queremos só vender hidrogênio verde, mas reindustrializar o Nordeste”, afirma a presidente do Consórcio Nordeste em Roterdã
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Nos Países Baixos, ApexBrasil apoia Consórcio Nordeste na atração de investimentos para a transição energética

Nessa segunda-feira (13/05), os governadores do Consórcio Nordeste abriram o pavilhão do Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na World Hyrdrogen Summit & Exhibition, maior feira de hidrogênio verde do mundo, que reúne mais de 15 mil profissionais da indústria de energia e mais de 500 expositores de todo o mundo.  O hidrogênio verde é uma tecnologia que pode revolucionar o mercado de energia global e induzir o desenvolvimento do Brasil e, principalmente, do Nordeste. 

Segundo a presidente do Consórcio do Nordeste, Fátima Bezerra, a agenda de transição energética está totalmente alinhada com os objetivos de desenvolvimento e neoindustrialização do governo federal. “A sustentabilidade tem que vir junto com a justiça social. Não queremos só vender hidrogênio verde, mas reindustrializar o Nordeste, trazendo empregos”, afirmou. 

Utilizar a atração de investimentos em hidrogênio verde para catalisar a instalação de uma nova indústria sustentável na região é consenso entre os governadores. “O Nordeste pode ser um grande hub não só de hidrogênio verde, mas de uma indústria de baixo carbono que se instale em nossos estados devido a nossa oferta de energia limpa. Queremos criar clusters industriais em volta das plantas de produção de hidrogênio verde”, afirmou o governador do Piauí, Rafael Fonteles. 

Em um contexto internacional de crise climática e de tensões geopolíticas, a transição para uma economia de baixo carbono é uma oportunidade para o Brasil. Conforme estudo realizado pela Bloomberg, o custo de produção de hidrogênio verde no Brasil é o mais baixo entre países do G20, o que coloca o país em uma posição privilegiada para tornar-se um hub global de sua produção.  

“No atual cenário, o hidrogênio verde ganha sentido de urgência e a World Hydrogen Summit & Exhibition é um evento de referência no setor, do qual o Brasil não poderia estar de fora. A participação da ApexBrasil busca mostrar as oportunidades do Brasil para investimentos e parcerias, e, por essa razão, a parceria com o Consórcio Nordeste é fundamental”, afirmou Alex Figueiredo, gerente da Agência na Europa. 

 

Parcerias e perspectivas 

No espaço de debates e reuniões oferecido pela ApexBrasil, atores de peso do cenário europeu, como autoridades dos Países Baixos, investidores e lideranças de portos locais, participaram em busca de parcerias estratégicas  Duna Uribe, representante do Porto de Roterdã, explicou que a União Europeia pretende importar 10 milhões de toneladas de hidrogênio verde até 2030. “Estamos abertos para parcerias para o desenho de uma estratégia de escoamento da produção de hidrogênio do Brasil para Europa”, comentou durante a apresentação da Iniciativa de Portos Verdes aos governadores presentes.  

A HY-5, iniciativa dos portos do Norte de Alemanha, é um case de sucesso que encontra semelhanças no modelo proposto pelo Consórcio Nordeste. Por meio dela, cinco estados da federação alemã uniram forças para desenvolver e completar a cadeia de valor para o hidrogênio verde, com o objetivo de tornar sua região a mais importante para o hidrogênio verde no coração da Europa. “A inciativa alemã tem uma sinergia muito grande com o momento em que estamos vivendo no Consórcio, com vistas para a cooperação para geração de infraestrutura”, comentou o Secretário-Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Hugo Fonseca.  

 

Próximas agendas 

Nessa terça-feira (13/05), a comitiva dos governadores do Consórcio Nordeste continua com a agenda no World Hydrogen Summit & Exhibition, e na quarta-feira, segue para Bruxelas para reuniões com o governo belga e com a União Europeia (UE), com apoio da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores, da Embaixada do Brasil na Bélgica e da Missão do Brasil junto à UE.  

"Este primeiro dia foi de reuniões estratégicas para que o Nordeste possa liderar esse processo de transição energética no País, já que nossa região possui matriz diversa de energia. Em Sergipe, já iniciamos tratativas sobre hidrogênio verde e colocamos o estado a disposição para poder fazer parte desse processo. Estamos confiantes que o estado tem condições de iniciar a transição. E este foi apenas o primeiro dia", disse o governador do Sergipe, Fábio Mitidieri. 

 

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Energias renováveis
Setor de serviços: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

In order to access this content fill out the form below

Invalid Brazilian Corporate Tax ID
Invalid company name
Why do we request CNPJ and Company name?
Erro: