Além da feira, a programação semanal incluiu atividades de aprofundamento e imersão no ecossistema espanhol
Está sendo realizado, desde o dia 4 de junho, o programa Startup OutReach Brasil. Este ciclo, que acontecerá até dia 14 do mesmo mês, tem como foco o mercado espanhol, sendo realizado em Madrid e Barcelona. As 15 startups selecionadas para participar da missão estão envolvidas em uma agenda com diversas atividades com a finalidade de incentivar e facilitar a internacionalização para o país europeu. A primeira semana do ciclo, do dia 4 ao dia 9, foi realizada na capital espanhola, Madrid.
O Startup OutReach Brasil é uma iniciativa do governo federal que visa apoiar a internacionzalização de startups brasileiras. O programa é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Como atividade inicial da agenda, no dia 4, os participantes tiveram um dia reservado para que pudessem treinar os seus pitches. O processo de pitch consiste em uma apresentação objetiva, com tempo preestabelecido, em que os empresários devem mostrar suas empresas, suas soluções inovadoras e o que pretendem ganhar com aquele público. A elaboração de uma fala que seja concisa, clara e completa é um grande desafio. Para o treinamento, Roberto Machado, CEO da FitPitch, avaliou os participantes e os ajudou com seus feedbacks.
Dando continuidade à missão, as startups puderam participar de um seminário com o tema “Go to Market”, focado em Madrid. Com uma série de palestras, os empresários aprofundaram os seus conhecimentos sobre a cidade e o seu cenário de inovação. Foram apresentadas variadas informações, desde os motivos que tornam o ecossistema local tão favorável, a informações práticas e de procedimentos legais.
O seminário foi realizado no Google for Startups, espaço de incentivo à inovação e expansão internacional. Entre os convidados, estavam representantes de diversas entidades públicas e privadas: Embaixada do Brasil em Madrid, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE), Madrid Investment Attraction (MIA), Agência de Exportação e Investimento da Espanha (ICEX), Prefeitura de Madrid e Madrid Innovation Driven Ecosystem (MIDE), How2Go, Hotmart, SeedRockect e Tetuan Valley.
Além de todo o cronograma já definido com atividades para aumentar o potencial de internacionalização das startups, os empresários puderem aproveitar os momentos na cidade para participar de reuniões de negócios individuais, a fim de estabelecer vínculos com o negócio local. Outra parte crucial da programação foi a visita a dois centros de inovação que são referências no país: Wayra – onde puderam apresentar seus pitches para potenciais investidores – e The Cube.
South Summit Madrid 2023
O South Summit, que acontece anualmente em Madrid, se destaca como um dos maiores eventos de inovação do mundo. Neste ano, a feira aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho e, de acordo com dados oficiais da organização, contou com a participação de mais de 125 países, mais de 6500 startups e mais de 2000 investidores.
As 15 empresas brasileiras participantes do Startup OutReach tiveram a oportunidade de exibir seus projetos e suas inovações em estandes individuais durante os três dias de feira. Foi uma oportunidade única para estabelecer conexões com possíveis investidores, parceiros e clientes. Os participantes também tiveram a chance de apresentar seus pitches ao público de interesse em um dos dez palcos disponíveis no local do evento, o Demo Stage.
Gabriel Zanette, fundador e CEO da Liberfly, uma das empresas selecionadas para participar do programa, compartilha que a experiência tem sido uma das mais gratificantes na história da empresa. O empresário destaca, também, o South Summit como uma oportunidade única para geração de variadas e valiosas conexões. “Sem sombra de dúvidas, foi um evento espetacular!”, compartilha Gabriel.