O novo contrato com a Plastic Bank prevê a coleta de volume equivalente a 6 milhões de garrafas plásticas em um ano e a expansão do ecossistema para a Região Norte do Brasil
A Lord, empresa associada ao Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), renovou sua parceria com a Plastic Bank no Brasil.
Na nova fase do contrato, o objetivo é dobrar o volume de plástico reciclado e fortalecer ainda mais as comunidades de catadores no país. Por meio da parceria, serão coletados 6 milhões de garrafas, que deixarão de poluir o meio ambiente em 2025. A atuação se concentra nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, com previsão de expansão para a Região Norte do país, consolidando essa localidade como um novo ponto de impacto nos próximos meses.
Fundada no Canadá em 2013, a Plastic Bank tem como missão reduzir o desperdício global, incentivando a coleta de materiais plásticos descartados e promovendo impacto social positivo. Em comunidades parceiras, o plástico coletado é convertido em renda e benefícios sociais, funcionando como uma moeda de troca. As transações são registradas em uma plataforma baseada em blockchain, garantindo rastreabilidade, segurança e transparência. Os coletores cadastrados no ecossistema recebem um bônus por cada quilo de material entregue, elevando sua renda em pelo menos 40%.
Para fazer a compensação plástica de seus filmes plásticos, a Lord está iniciando o segundo ano como parceira do programa da Plastic Bank. Segundo o presidente da Lord, Herman Moura, "a renovação dessa parceria reforça o compromisso da Lord com a sustentabilidade e o impacto social positivo. Ao dobrarmos a meta de coleta, estamos ampliando nosso papel na economia circular e promovendo mudanças reais na vida de centenas de catadores. Acreditamos que a inovação deve caminhar lado a lado com a responsabilidade ambiental, e esse projeto reflete nossa visão de um futuro mais sustentável para o setor de embalagens".
A iniciativa garante que todo o plástico coletado seja direcionado para reciclagem, processado e transformado no "Plástico Social", produto final da Plastic Bank. Após o beneficiamento, o material pode ser reintegrado a novos produtos e embalagens, fortalecendo uma cadeia circular de suprimentos.
Para o diretor de operações da Plastic Bank no Brasil, Ricardo Araújo, a ampliação da parceria com a Lord possibilita avanços significativos na inclusão social e na redução da poluição plástica.
Cada nova etapa dessa parceria representa um passo importante para um futuro mais sustentável. Com o aumento da meta de coleta, conseguimos apoiar ainda mais comunidades de catadores, promovendo oportunidades de renda e capacitação, enquanto evitamos que toneladas de plástico alcancem os oceanos. A Lord tem sido peça-chave no fortalecimento desse ecossistema e temos importantes planos de expansão para 2025.
Ricardo Araújo, diretor de operações da Plastic Bank no Brasil
Além do impacto ambiental, a renovação do contrato reforça o compromisso da Lord com o desenvolvimento social das comunidades envolvidas. Os membros do programa receberão kits de alimentos, garantindo segurança alimentar aos catadores e suas famílias. Outra iniciativa importante é a capacitação profissional, que beneficia catadores com aulas de informática ou educação financeira, visando ao aumento das oportunidades de inclusão digital e desenvolvimento profissional.
A Plastic Bank atua na redução da poluição plástica nos oceanos, contribuindo para a coleta e reciclagem de resíduos em países como Filipinas, Indonésia, Tailândia, Egito e Camarões, além do Brasil. Globalmente, os membros de sua rede já recuperaram mais de 156 milhões de quilos de plástico, o equivalente a 7,8 bilhões de garrafas. O Brasil desempenha um papel significativo nesse esforço, tendo contribuído com mais de 7 milhões de quilos desde o início da operação.
Para a Lord, a sustentabilidade é um pilar estratégico do negócio. A empresa investe em diversas iniciativas, incluindo a linha de filmes sustentáveis Ecofilm, que incorpora tecnologias como o uso de resinas recicladas pós-consumo (PCR), materiais de fontes renováveis, além de filmes monomateriais e biodegradáveis. Além disso, o programa socioambiental Projeto Eco busca incentivar a valorização do plástico e fortalecer a economia circular em toda a cadeia produtiva, envolvendo tanto o setor industrial quanto escolas da rede pública de ensino.
"Essa é uma grande iniciativa que mais uma vez posiciona o Brasil na vanguarda do ESG no setor”, destaca Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.
Sobre a Plastic Bank
A Plastic Bank é uma fintech social com um programa global de coleta de plástico que ajuda a reduzir a pobreza através do incentivo à reciclagem plástica. Membros coletores de comunidades trocam plástico por dinheiro, bônus, benefícios sociais e muito mais. A coleta rastreável, a renda extra garantida às comunidades e os relatórios auditados são entregues através de nossa plataforma protegida por blockchain. Pessoas e empresas reduzem sua pegada ambiental e apoiam comunidades por meio de um programa de impacto. Os assinantes têm acesso a uma conta com ferramentas para compartilhar o seu impacto e convidar seus clientes a participar e crescer. O material coletado é reinserido como matéria-prima reciclada para a economia circular. A Plastic Bank tem sede no Canadá e operações nas Filipinas, na Indonésia, no Brasil, no Egito, na Tailândia e em Camarões. PlasticBank® e Plástico Social® são marcas registradas da The Plastic Bank Recycling Corporation. Saiba mais em plasticbank.com.
Sobre a Lord
A Lord é especializada no desenvolvimento e na produção de filmes e embalagens plásticas flexíveis, atendendo ao mercado nacional e internacional há mais de 50 anos. Tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares, busca a excelência em todos os processos, passando pelo desenvolvimento de novos produtos, com conceitos e tecnologias pautados no desenvolvimento sustentável. Com equipe multidisciplinar de trabalho, pesquisa e desenvolvimento, focada em “customer delivery”, atende às necessidades dos mais variados segmentos: agrícola, alimentício, bebidas, conversão, higiênicos e descartáveis, industrial, varejo, entre outros. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse lordbrasil.com e siga as redes sociais.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial a pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.