Empresa é um dos maiores grupos de laticínios do mundo e demonstrou interesse por produções brasileiras de laticínio, castanhas e açaí
Victor Queiroz, gerente-geral do Escritório Ásia-Pacífico da ApexBrasil, reuniu-se com o Sr. Li Pengcheng, presidente-executivo da Inner Mongolia Mengniu Dairy (Group) Co. (Grupo Mengniu), para trocar opiniões sobre os negócios internacionais da Mengniu e as oportunidades de cooperação agrícola no Brasil. A reunião contou com a participação do Sr. Wu Xichun, vice-presidente do Grupo Mengniu.
A Mengniu é um dos maiores grupos de laticínios do mundo. Fundado em 1999, o Grupo Mengniu desenvolveu um amplo portfólio de produtos lácteos, incluindo leite líquido, sorvete, leite em pó, queijo e outras categorias. Suas marcas famosas na China incluem Terensu, Pure Selection, Guanyi Milk, YuiYiC, Fresh Talk, Change, Green Mood, Ruifeneng, Bellamy, entre outras.
Além das 41 bases de produção na China, o Grupo Mengniu investiu em 3 unidades produtivas no exterior, localizadas na Nova Zelândia, Indonésia e Austrália. Ao todo, a empresa possui 68 fábricas de produção e processamento de leite, com uma capacidade produtiva anual superior a 12 milhões de toneladas.
Durante a reunião, ambas as partes discutiram possíveis oportunidades de cooperação entre o Grupo Mengniu e fabricantes brasileiros de laticínios, açaí e castanhas. Foram apresentados os projetos da ApexBrasil, como Exporta Mais, Brasil na Vitrine, Buy Brazil, além das grandes feiras em que a Agência participa na China, como a SIAL Xangai e a CIIE. Além de promover a exportação brasileira, foram debatidas possíveis oportunidades de investimento no setor agrícola do Brasil, com o objetivo de aprofundar a cooperação entre os dois países nesse segmento.