O objetivo da ação é treinar e financiar empresas brasileiras para a criação de lojas na plataforma Alibaba.com, maior ecossistema de negócios digitais B2B do mundo. Inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria a Alibaba.com, abre inscrições para a terceira edição do programa de “Aceleração em Negócios Digitais”. Até 20 empresas que ainda não possuem conta ativa na plataforma serão selecionadas para receber treinamento e subsídio financeiro para montar suas lojas online, na modalidade Global Golden Supplier (standard). As inscrições, que estão abertas até o dia 20 de novembro, podem ser realizadas aqui.
A ação faz parte do Programa e-Xport da ApexBrasil, no âmbito do memorando de entendimento com o Alibaba.com, e conta com apoio do Escritório da Agência na China. As empresas selecionadas terão acesso especial à plataforma, que é o maior ecossistema de negócios digitais B2B do mundo. Além da oportunidade de apresentar e testar seus produtos, os empresários poderão atender compradores globais, abrir novos mercados, operar loja virtual e participar das campanhas digitais de promoção comercial.
O programa será realizado em duas etapas. Na primeira, a Alibaba.com irá realizar um treinamento exclusivo para as empresas sobre como vender seus produtos na plataforma, e a ApexBrasil irá oferecer orientações sobre presença digital, estratégia de expansão internacional e oportunidades no mercado global.
Já na segunda etapa, serão criadas as lojas online no site. As empresas participantes terão desconto de mais de 80% para ingressar na categoria Global Gold Supplier (standard) da plataforma, e contarão com apoio da Alibaba.com para lançamento de produtos.
Crescimento do e-commerce
Em 2021, o comércio eletrônico de bens correspondeu a US$ 3,1 trilhões. Se em 2016 esse canal representava 8,3% das vendas de bens no varejo, em 2021 respondeu por 18,3%, com tendência de crescimento. O crescimento médio anual do e-commerce foi de 22,3% ao ano nesse período, enquanto no varejo em geral o ritmo de expansão ficou abaixo dos 5%.
Como se sabe, esse dinamismo foi catalisado pela pandemia e, mesmo com o retorno das presenciais, o crescimento das compras digitais não deve ser freado. Para as empresas brasileiras, trata-se de uma grande oportunidade, já que envolve setores em que o Brasil tem competitividade em nível global, como alimentos e bebidas, moda, calçados, higiene pessoal e cosméticos, entre outros.
A China também é o país onde o e-commerce tem o maior percentual de participação em relação ao varejo físico no mundo. No total, mais de 50% do varejo chinês está em canais online. No Brasil, esse percentual ainda é de 10%.
Inscrições para o programa
Para se inscrever, basta preencher a inscrição, depois assinar o Termo de Adesão (que será enviado por e-mail) e encaminhar para e-xport@apexbrasil.com.br, até as 23h30 (horário de Brasília) do dia 20 de novembro. O regulamento completo está disponível aqui.
As empresas selecionadas deverão oferecer itens na modalidade business to business (B2B), das categorias prioritárias: alimentos, agricultura e bebidas. Eventualmente, setores diferentes poderão participar da ação, a critério dos avaliadores da ApexBrasil e da Alibaba.com. Os setores compatíveis na Alibaba.com podem ser consultados em Manufacturers, Suppliers and Exporters Directory em Alibaba.com
Requisitos
- Empresa brasileira produtora de bens com portfólio de produtos prontos para a exportação.
A empresa deve ter:
- produto pronto para exportação;
- preços para exportação;
- fotos profissionais dos produtos;
- material digital de divulgação (marca, logotipo, textos, vídeos);
- equipe para gerir a plataforma, atualizar produtos e atender demandas de potenciais clientes tempestivamente.
É desejável, ainda:
- experiência exportadora;
- mercados-alvo definidos;
Programa e-Xport
O Programa e-Xport é uma ação da ApexBrasil que tem o intuito de promover os negócios das empresas brasileiras por meio da inserção no comércio eletrônico internacional e da melhoria da presença digital das empresas apoiadas pela ApexBrasil, de forma contínua e sustentável.
Alibaba.com
Lançada em 1999, Alibaba.com foi a primeira unidade de negócios do Grupo Alibaba e hoje é uma das maiores plataformas de negócio digital para empresas (business to business ou B2B). Atualmente, a plataforma conta com mais de 26 milhões de compradores ativos, mais de 150 mil fornecedores Global Gold Supplier, presença em mais de 190 países e regiões, e geração de mais de 340 mil consultas diárias (daily inquiries).
Com sede na Cingapura, Alibaba.com começou os seus negócios na China e permite a realização de negócios com compradores em todos os países. De acordo com os dados estatísticos, os cinco maiores mercados compradores na plataforma são os EUA, Índia, Canadá, Brasil e Austrália.