E-commerce: ApexBrasil abre novas inscrições para projeto de aceleração com a Alibaba.com

E-commerce: ApexBrasil abre novas inscrições para projeto de aceleração com a Alibaba.com

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O objetivo da ação é treinar e financiar empresas brasileiras para a criação de lojas na plataforma Alibaba.com, maior ecossistema de negócios digitais B2B do mundo. Inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria a Alibaba.com, abre inscrições para a terceira edição do programa de “Aceleração em Negócios Digitais”. Até 20 empresas que ainda não possuem conta ativa na plataforma serão selecionadas para receber treinamento e subsídio financeiro para montar suas lojas online, na modalidade Global Golden Supplier (standard). As inscrições, que estão abertas até o dia 20 de novembro, podem ser realizadas aqui.

A ação faz parte do Programa e-Xport da ApexBrasil, no âmbito do memorando de entendimento com o Alibaba.com,  e conta com apoio do Escritório da Agência na China. As empresas selecionadas terão acesso especial à plataforma, que é o maior ecossistema de negócios digitais B2B do mundo. Além da oportunidade de apresentar e testar seus produtos, os empresários poderão atender compradores globais, abrir novos mercados, operar loja virtual e participar das campanhas digitais de promoção comercial.

O programa será realizado em duas etapas. Na primeira, a Alibaba.com irá realizar um treinamento exclusivo para as empresas sobre como vender seus produtos na plataforma, e a ApexBrasil irá oferecer orientações sobre presença digital, estratégia de expansão internacional e oportunidades no mercado global.

Já na segunda etapa, serão criadas as lojas online no site. As empresas participantes terão desconto de mais de 80% para ingressar na categoria Global Gold Supplier (standard) da plataforma, e contarão com apoio da Alibaba.com para lançamento de produtos.

Crescimento do e-commerce

Em 2021, o comércio eletrônico de bens correspondeu a US$ 3,1 trilhões. Se em 2016 esse canal representava 8,3% das vendas de bens no varejo, em 2021 respondeu por 18,3%, com tendência de crescimento.  O crescimento médio anual do e-commerce foi de 22,3% ao ano nesse período, enquanto no varejo em geral o ritmo de expansão ficou abaixo dos 5%.

Como se sabe, esse dinamismo foi catalisado pela pandemia e, mesmo com o retorno das presenciais, o crescimento das compras digitais não deve ser freado. Para as empresas brasileiras, trata-se de uma grande oportunidade, já que envolve setores em que o Brasil tem competitividade em nível global, como alimentos e bebidas, moda, calçados, higiene pessoal e cosméticos, entre outros.   

A China também é o país onde o e-commerce tem o maior percentual de participação em relação ao varejo físico no mundo. No total, mais de 50% do varejo chinês está em canais online. No Brasil, esse percentual ainda é de 10%.

Inscrições para o programa

Para se inscrever, basta preencher a inscrição, depois assinar o Termo de Adesão (que será enviado por e-mail) e encaminhar para e-xport@apexbrasil.com.br, até as 23h30 (horário de Brasília) do dia 20 de novembro. O regulamento completo está disponível aqui.

As empresas selecionadas deverão oferecer itens na modalidade business to business (B2B), das categorias prioritárias: alimentos, agricultura e bebidas. Eventualmente, setores diferentes poderão participar da ação, a critério dos avaliadores da ApexBrasil e da Alibaba.com. Os setores compatíveis na Alibaba.com podem ser consultados em Manufacturers, Suppliers and Exporters Directory em Alibaba.com

Requisitos

  • Empresa brasileira produtora de bens com portfólio de produtos prontos para a exportação.

 A empresa deve ter:

  • produto pronto para exportação;
  • preços para exportação;
  • fotos profissionais dos produtos;
  • material digital de divulgação (marca, logotipo, textos, vídeos);
  • equipe para gerir a plataforma, atualizar produtos e atender demandas de potenciais clientes tempestivamente.

É desejável, ainda:

  • experiência exportadora;
  • mercados-alvo definidos;

Programa e-Xport

O Programa e-Xport é uma ação da ApexBrasil que tem o intuito de promover os negócios das empresas brasileiras por meio da inserção no comércio eletrônico internacional e da melhoria da presença digital das empresas apoiadas pela ApexBrasil, de forma contínua e sustentável.

Alibaba.com

Lançada em 1999, Alibaba.com foi a primeira unidade de negócios do Grupo Alibaba e hoje é uma das maiores plataformas de negócio digital para empresas (business to business ou B2B). Atualmente, a plataforma conta com mais de 26 milhões de compradores ativos, mais de 150 mil fornecedores Global Gold Supplier, presença em mais de 190 países e regiões, e geração de mais de 340 mil consultas diárias (daily inquiries).

 Com sede na Cingapura, Alibaba.com começou os seus negócios na China e permite a realização de negócios com compradores em todos os países. De acordo com os dados estatísticos, os cinco maiores mercados compradores na plataforma são os EUA, Índia, Canadá, Brasil e Austrália.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: