Durante visita de Alckmin à Arábia Saudita, ApexBrasil assina parceria com gigante do varejo no Oriente Médio

Durante visita de Alckmin à Arábia Saudita, ApexBrasil assina parceria com gigante do varejo no Oriente Médio

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Protocolo de intenções entre ApexBrasil e Lulu Hypermarket foi assinado na capital Riade nesta segunda, 3 de junho, no marco de missão oficial liderada pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin. A parceria prevê ações de promoção comercial para até 200 produtos brasileiros no mercado saudita   

Um protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (3) entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Lulu Hypermarket, por ocasião da visita do Vice-Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin a Riade, capital da Arábia Saudita. A assinatura também contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. O objetivo da parceria é expandir o acesso aos produtos brasileiros no exterior, oferecendo ao consumidor contato direto com artigos e mercadorias do Brasil. 

“Estamos aqui dando continuidade ao trabalho iniciado pelo presidente Lula, que esteve aqui no final do ano passado”, afirmou Alckmin durante o encontro. “Para aumentar investimentos e vender nossos produtos, por meio de mais parcerias com a Arábia Saudita, uma das economias mais dinâmicas do mundo, contamos com apoio da Apex”, frisou o vice-presidente.

Com investimento de aproximadamente US$ 50 mil, o protocolo de intenções com o Lulu Hypermarket integra o projeto Brasil na Vitrine, da ApexBrasil, que busca evidenciar a qualidade, a diversidade e a originalidade dos produtos brasileiros junto a consumidores finais de mercados estratégicos, visando impactar os volumes de exportação nacional.  O presidente da Agência, Jorge Viana, anunciou que “em novembro, por meio do Brasil na Vitrine, os produtos do nosso país estarão aqui por uma semana, não só em Riade, mas em toda a Arábia Saudita”.

A parceria com o Lulu deverá promover, em novembro, a Semana do Brasil nas principais lojas do Lulu na Arábia Saudita, com distribuição de amostras, degustações e sessões de cooking show. Para isso, até 200 produtos brasileiros serão selecionados pela rede de hipermercados, que cuidará também da compra e logística de importação à Arábia Saudita e a outros países que contam com lojas do grupo. Está prevista, ainda, a vinda de representantes da Rede ao Brasil para reuniões de negócio com as empresas brasileiras selecionadas.  

 

Como Alckmin, Viana destacou que este já é um passo adiante após a visita de Lula em 2023 e que a parceria com a rede Lulu dá um sentido prático aos esforços que Brasil e Arábia Saudita têm empreendido para aprimorar ainda mais sua relação comercial que mantêm. A Arábia Saudita é hoje o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio: em 2023, o comércio bilateral entre os dois países foi de quase US$ 7 bilhões.

Além do vice-presidente da República e do presidente da ApexBrasil, a delegação oficial à Arábia Saudita contou com a ministra do Planejamento, Simone Tebet; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro; e a secretária-geral do Ministério de Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresários e executivos do mercado financeiro também integraram a comitiva.

Sobre o Lulu Hypermarket

Integrante do grupo Lulu, dos Emirados Árabes Unidos, o Lulu Hypermarket é uma rede de hipermercados com uma forte presença na Arábia Saudita, desfrutando de grande popularidade e relevância no país. São 60 lojas espalhadas em território saudita, sendo que outras 100 unidades devem ser abertas até 2030, segundo o chairman do grupo. Com mais de 260 lojas no Golfo, o Lulu é um dos principais grupos de varejo da região e uma das 50 redes de varejo que mais cresce no mundo. 

Sobre a ApexBrasil

 A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Oriente Médio
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: