China abre mercado para 63 indústrias de reciclagem animal brasileira

China abre mercado para 63 indústrias de reciclagem animal brasileira

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Neste dia 14 de abril, Brasil e China assinaram um novo acordo comercial. Com o sinal verde da China, agora, 63 indústrias de reciclagem animal do país receberam autorização para exportar proteína processada não comestível de aves e suínos, para uso na alimentação animal ao país asiático.

Além da fundamental atuação do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária, a conquista também é resultado direto da articulação realizada pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), entidade que representa as indústrias de reciclagem animal no Brasil, por meio do projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Há quase uma década, o projeto Brazilian Renderers trabalha em estreita colaboração com indústrias, governo brasileiro e autoridades chinesas, articulando esta abertura e demonstrando o compromisso do Brasil em atender aos requisitos sanitários da China.

Com um PIB de $ 5,16 bilhões de dólares e exportações de 183,2 milhões de dólares para mais de 50 países, gerando 54 mil empregos diretos, a indústria de reciclagem animal do Brasil é uma das líderes mundiais nesse setor e produz, por ano, 5,5 milhões de toneladas em farinhas e gorduras de origem animal. Estes produtos são utilizados como ingredientes para a produção de ração para aves, suínos, pescados e pet food, além das indústrias de higiene e limpeza, cosméticos e até biodiesel.

FONTE: ABRA

Articulação e divulgação do setor foram chaves para abertura de mercado

A assinatura do acordo foi destaque na missão oficial do Brasil à China. Na primeira fase de tratativas, entre os dias 20 e 31 de março, a delegação liderada pelo ministro Carlos Fávaro e a equipe técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), trabalhou nos acordos comerciais, demonstrando o compromisso do Brasil em atender aos requisitos sanitários e ambientais da China. O presidente Executivo da ABRA, Decio Coutinho, foi um dos representantes de associações, cooperativas e empresas dos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro integram a delegação.

Já na conclusão da missão, o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, assinou o acordo com o governo Chinês. Representando a ABRA, esteve na comitiva o associado e membro do Conselho Fiscal, Hugo Bongiorno. Mais do que defender os interesses do setor de reciclagem animal, o objetivo da ABRA durante a passagem pela China foi estreitar os laços com autoridades e empresários locais, colaborando ativamente para a abertura deste importante mercado.

A articulação da ABRA e do projeto Brazilian Renderers para abertura de mercado para os produtos do setor vem de longa data. Além de reuniões com o Adido Agrícola brasileiro na China, a ABRA liderou comitivas de indústrias associadas ao país em 2014, em 2017 e em 2018, enquanto participava da VIV China, uma das mais importantes feiras de alimentação animal na Ásia, onde ampliou a relação com o mercado e divulgou a melhor imagem das farinhas e gorduras de origem animal brasileiras.

Já em 2019, o evento Projeto Comprador China, realizado pela ABRA e projeto Brazilian Renderers durante o Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura (SIAVS), trouxe empresas chinesas interessadas em fazer negócios com o Brasil. O espaço fortaleceu o diálogo entre os países - na avaliação dos compradores e das empresas participantes a ação foi positiva com avanços significativos para a consolidação de bons negócios.

Mesmo no pico da pandemia da Covid-19, em 2020, a ABRA e o Brazilian Renderes mantiveram o relacionamento com potenciais compradores locais, mas de forma virtual. E, em 2021, em formato híbrido (presencial e virtual), mais uma participação bem sucedida na VIV China.

Brazilian Renderers

Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal –farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com

 Sobre a ABRA

A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: portal.apexbrasil.com.br

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: