Brasil avança no ranking de inovação mundial e desperta interesse de investidores estrangeiros

Brasil avança no ranking de inovação mundial e desperta interesse de investidores estrangeiros

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em Santiago do Chile, soluções e tecnologias oferecidas por startups brasileiras atraem o interesse de investidores chilenos que participam de rodada de negócios promovida pela ApexBrasil

A inovação no Brasil está em alta e as 15 startups brasileiras que participam da missão de imersão do programa StartOutBrasil em Santiago do Chile mostram isso. Ao longo desta semana, elas participaram de diversas atividades voltadas ao processo de internacionalização promovidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), junto com a Embaixada do Brasil em Santiago.

A rodada de negócios com investidores locais é uma das grandes oportunidades que o programa oferece  para as empresas apresentarem seus projetos e, de fato, fazer negócios. O evento ocorreu nesta quarta-feira (15) com 10 investidores chilenos que, ao analisarem anteriormente os portfólios, demonstraram interesse e agendaram 40 reuniões. As investidoras convidadas Wayra, Cencosud Ventures, Emasa Ventures e Guil Mobility Ventures, são grandes empresas chilenas com capital de risco corporativo (CVC) que investem em startups de diversos lugares do mundo. A Cencosud Ventures, por exemplo, que é uma das maiores empresas de varejo da América Latina, vê o Brasil “como uma nova fronteira” e está interessada em investir em serviços de fintechs, startups que, por sua tecnologia, são o futuro do comércio e da logística.

The Ganesha Lab Global é uma das empresas com fundos de investimento que também participou da rodada de negócios, assim como a Venturance, Chile Ventures, Genesis Venture, Grupo Imagine e a Mountain Partners, e já investe em startups brasileiras. “Os brasileiros estão desenvolvendo muita coisa nova e interessante na área de biotecnologia, que é a área que a gente tem interesse de investir. Somos uma aceleradora que, além de apoiar a internacionalização, investimos em startups aqui no Chile e em vários lugares do mundo. O Brasil está se destacando cada vez mais”, afirmou o CEO e fundador da The Ganesha Lab Global, Markus Schreyer.

A Gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, contou que o Brasil, de fato, está mais interessante aos olhos dos investidores chilenos. “A gente observa que do último ciclo que fizemos aqui, em 2019, pra cá, houve um aumento do interesse dos investidores no Brasil. Eles querem tecnologias limpas, cleantechs, biotechs e é isso que o Brasil está oferecendo”, afirmou.

“É uma grande oportunidade de sentar frente a frente com investidores potenciais. É o começo de uma negociação que já se inicia com o apoio da ApexBrasil e, portanto, com mais segurança para nós e para eles”, afirmou o CEO da Conatus Ambiental, José Renato Lanzi. Sua empresa é do ramo da química verde e oferece soluções técnica e economicamente viáveis para os problemas ambientais inerentes às atividades econômicas da indústria e da agricultura. No Chile, está buscando parceiros e investidores para trabalhar com os resíduos da produção de vinho do país. “Utilizamos os resíduos da uva processada na produção de vinho como matéria-prima para produzir fertilizante de alto valor agregado na agricultura orgânica”, explicou.

Brasil em alta

De acordo com o subchefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Rafael Leal, que acompanha a missão de imersão em Santiago, o programa StartOut Brasil é uma janela para mostrar ao mundo as áreas em que o Brasil desenvolve tecnologia de ponta. Segundo ele, o ecossistema de inovação brasileiro vem se desenvolvendo consideravelmente nos últimos anos. “Em cinco anos, o Brasil saltou de menos de 5 mil para 21 mil startups. No mesmo período, saiu de um para 30 unicórnios. A cidade de São Paulo é a quarta melhor cidade do mundo para fintechs. O Brasil está entre os 100 maiores clusters de inovação do mundo, segundo o Índice Global de Inovação”, destacou.

O Índice Global de Inovação (IGI) mede o desempenho dos ecossistemas da inovação de economias mundiais e identificou as tendências globais mais recentes nessa área.. De acordo com o documento de 2021, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Brasil avançou e está no 57o lugar de 132 países. Em 2019, ocupava a 66a posição e, já em 2020 estava em 62a. No contexto de 18 economias da América Latina e Caribe, o Brasil está em quarto lugar, atrás de Chile (1°), México (2°) e Costa Rica (3°). Em 2021, os dez primeiros países em inovação foram Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, República da Coreia, Holanda, Finlândia, Singapura, Dinamarca e Alemanha.

Áreas da inovação

As startups que participam dessa missão oferecem soluções e produtos da área de tecnologia alimentar e química verde, soluções empresariais, recursos humanos, segurança de dados, tecnologia agrícola, gerenciamento de energia, energia limpa, educação, tecnologia industrial e seguro de finanças. Todas propõem soluções inovadoras que envolvem pesquisas e materiais avançados, inteligência artificial, nanosatélites, máquinas, diferentes tecnologias, softwares e aplicativos.

Além da Conatus Ambiental, participam deste ciclo as startups adamaNT, Aware., CliclCompliance, Conatus Ambiental, Everlog, Mindsight, NoMoo, Onegrid, PWTech, Quiron, School Guardian, Serall, Suthub e Yours Bank. Dessas, oito são de São Paulo, três do Rio Grande do Sul, duas do Rio de Janeiro, uma de Santa Catarina e uma do Espírito Santo. Todas já receberam algum tipo de investimento ou têm faturamento igual ou acima de R$ 500 mil.

StartOut Brasil

O StartOut Brasil atende empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos que desejam realizar uma imersão nos mais promissores ecossistemas de empreendedorismo do mundo e expandir seus negócios para esses destinos.

O programa é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: