Equipe de investimentos esteve em Helsinki, o mais novo país participante do programa Scale Up in Brazil, para identificar startups finlandesas que desejam se internacionalizar para o Brasil
Em missão a Helsinki, na Finlândia, a equipe de Investimentos da ApexBrasil, formada pelos especialistas Felipe Verillo e Jayme Queiroz, conheceu as oportunidades que os ecossistemas de inovação finlandeses oferecem para o programa Scale Up in Brazil. A iniciativa da ApexBrasil tem o propósito de atrair startups estrangeiras para o Brasil para impulsionar a transformação digital e a inovação na indústria brasileira, enquanto a Finlândia é vista como referência mundial de inovação em áreas como tecnologias espaciais, de biomateriais e agrícolas.
A Finlândia é estratégica para investimentos em startups pois são cerca de 3 mil em um país com 6 milhões de habitantes. Como comparação, o Brasil tem cerca de 15 mil empresas inovadoras para uma população de 215 milhões. Por este motivo, o mercado consumidor brasileiro é visto pelo país nórdico como uma possibilidade muito atrativa para internacionalização de suas operações.
O analista de Investimentos da ApexBrasil, Jayme Queiroz, avalia que a parceria com startups da Finlândia pode trazer bons resultados para o Brasil em diversos setores além dos que estavam mapeados inicialmente.
Acreditávamos que encontraríamos muitas oportunidades de inovação relacionadas aos setores de mineração e energia, mas nos surpreendemos vendo interesse em relação a tecnologias aeroespaciais e alimentares, assim como soluções ligadas a proteínas alternativas.
Jayme Queiroz, especialista de Investimentos da ApexBrasil
A atuação do Scale Up in Brazil na Finlândia visa trazer mais negócios inovadores ao mercado brasileiro para se inserirem no ecossistema de inovação, se estabelecendo no Brasil (Abrindo um CNPJ, contratando funcionários brasileiros e trazendo inovação para o país). A colaboração da ApexBrasil com a Business Finland, agência que ajuda empresas finlandesas na internacionalização, promete alavancar as oportunidades de cooperação tecnológica entre os dois países. Para a assessora sênior da Business Finland em São Paulo, Sofia Ramos, a parceria com a ApexBrasil é estratégica.
Hoje temos mais de 50 empresas finlandesas estabelecidas no mercado do Brasil, e termos um parceiro como a ApexBrasil nos ajudando é muito importante. Com esse incentivo do programa Scale Up, elas têm todo um ecossistema de inovação e o apoio da Agência auxiliando em todo o processo de internacionalização.
Sofia Ramos, assessora sênior da Business Finland