ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes) registra crescimento de 12,2% nas exportações do 1º semestre de 2023

ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes) registra crescimento de 12,2% nas exportações do 1º semestre de 2023

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

São Paulo, Brasil - A ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), projeto setorial criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), tem o prazer de anunciar os resultados positivos alcançados nas exportações durante o primeiro semestre de 2023.

Durante esse período, as exportações dos integrantes do programa ABIMAPI International atingiram cerca de 80 países, totalizando USD 82,4 milhões, o que representa um crescimento de 12,2% em valor em relação a 2022. Ao mesmo tempo, empresas que não participam dessa parceria registraram uma redução de aproximadamente 25% em suas vendas ao mercado externo no mesmo período.

“O programa ABIMAPI International atingiu a meta estipulada com a ApexBrasil para o número de empresas participantes da parceria, contando atualmente com mais de 80 empresas, das quais 70 são indústrias e o restante são tradings ou comerciais exportadoras parceiras das indústrias brasileiras. Com um objetivo ousado de alcançar 54 empresas exportadoras no ano, o programa já conta com 46 empresas que exportaram seus produtos até o momento, representando mais da metade do grupo. Espera-se que esse número atinja 65% até o final do ano”, diz Rodrigo Iglesias, diretor internacional da ABIMAPI.

No primeiro semestre de 2023, metade das empresas participantes da parceria ABIMAPI e ApexBrasil abriram novos mercados. Além disso, 5 empresas iniciaram a exportação de um novo item do portfólio, e outras 31 empresas registraram crescimento nas exportações no período. É importante ressaltar que a maioria das empresas participantes possui menos de 5 anos de experiência nas exportações e possui como destino cerca de 5 países.

Dentre os países destacados nas exportações das empresas ABIMAPI com crescimento de 2 dígitos tanto em valor quanto em volume no período, destacam-se os Estados Unidos, Colômbia, Panamá, Portugal, Cuba, Moçambique, Bolívia, Espanha, Malásia e Marrocos. Além desses, países como Paraguai, Venezuela, Uruguai, Angola, Chile, Argentina e Trinidad e Tobago também merecem destaque devido ao alto volume ou valor nas exportações do programa ABIMAPI International.

Os produtos de destaque nas exportações foram os biscoitos, representando 54% de tudo o que as empresas do programa ABIMAPI International enviaram ao exterior no primeiro semestre de 2023. Os biscoitos mais tradicionais do setor, como água e sal, recheados, rosquinhas, maria, maisena, coco e leite, lideraram as exportações. As vendas dos itens mais tradicionais das empresas brasileiras atingiram USD 25,4 milhões e 14,8 mil toneladas, registrando um crescimento de 14,4% em valor em relação ao ano anterior. Os integrantes do programa ABIMAPI International já representam mais de 70% das exportações de biscoitos brasileiros no mundo.

Mas os biscoitos não pararam por aí! Os wafers ficaram em segundo lugar no ranking dos produtos mais exportados pela ABIMAPI International no primeiro semestre de 2023, registrando um crescimento de quase 40% em valor e atingindo USD 17,4 milhões. Já as massas instantâneas ocuparam a terceira posição, com um crescimento de mais de 25% nas exportações e totalizando USD 5,6 milhões.

Outros produtos que também se destacaram nas exportações foram o macarrão grano duro, as massas secas com ovos, o pão de forma, as torradas, os salgadinhos, os aperitivos e a farinha de milho, além da tapioca. Esses produtos registraram um crescimento expressivo nas exportações e contribuíram para o sucesso do programa ABIMAPI International.

Olhando para o futuro, a ABIMAPI International tem perspectivas promissoras para seus empresários. As exportações de wafers brasileiros estão em ascensão, posicionando o Brasil como líder no fornecimento no Chile e entre os 10 principais fornecedores estrangeiros disputando o mercado norte-americano. Além disso, as exportações de panetones estão apenas começando no ano e o Brasil  é o segundo maior fornecedor global há mais de 10 anos, quando passou a ter superávit comercial. As massas instantâneas continuam impulsionando a categoria de massas, especialmente na Colômbia, onde o Brasil já é vice-líder no fornecimento. Há também a possibilidade de incremento do grupo de empresas brasileiras exportadoras de tapioca e seus derivados, permitindo que o Brasil lidere o fornecimento desse produto em países como Portugal. E, por fim, as geleias brasileiras têm ganhado espaço no mercado norte-americano e competem de igual para igual com outros fornecedores latino-americanos.

O programa ABIMAPI International continuará trabalhando em parceria com a ApexBrasil e suas empresas associadas para impulsionar as exportações brasileiras e fortalecer a presença dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.

 

Sobre a ABIMAPI INTERNATIONAL

O Projeto Setorial ABIMAPI INTERNATIONAL (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) reúne pequenas, médias e grandes indústrias brasileiras produtoras de biscoitos, massas, pães, bolos, cereais, molhos, temperos, geleias e salgadinhos em diferentes níveis de maturidade exportadora, representando e apoiando globalmente a internacionalização e a imagem do setor nacional. Suas ações junto a compradores e formadores de opinião em todo o mundo visam a diversificação de marcas brasileiras reconhecidas no exterior de maneira estratégica, apoiadas em ferramentas de promoção comercial e de comunicação que ampliam o valor agregado e o volume de vendas. 

#BrazilianBiscuits #BrazilianPasta #BrazilianBread #BrazilianCake #biscoitos #biscoito #massas #massa #pães #pão #bolos #bolo #cereais #cereal #molhos #molho #temperos #geleias #geleia #salgadinhos #salgadinho #biscuits #pasta #bread #cake #Alimentos #alimento #Food #comida

 

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

Contato de Imprensa:

Maestrices
Gabriel Rajão: +55 11 9 7024 0325
gabriel@maestrices.com.br

 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: