Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo foi aberto hoje em Lisboa com recorde de quase 400 empresas brasileiras e mais de 71 mil inscritos de 153 países
Começou nesta terça-feira (12), o Web Summit Lisboa, considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Com a coordenação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil chegou para esta edição com a maior delegação e o maior estande da história da participação brasileira no evento. “São quase 400 empresas, com maior diversidade regional, com empresas do Norte e Nordeste e muitas lideradas por mulheres”, explicou o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, durante a abertura oficial.
A participação deste ano é fruto da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Embaixada do Brasil em Portugal. O Brasil tem se consolidado como o principal destino de investimentos em startups na América Latina. Segundo a plataforma de inovação Distrito, startups brasileiras captaram cerca de US$ 1,46 bilhão em capital de risco desde o início de 2024. O valor é 9,5% maior em relação ao mesmo período de 2023.
“É o Brasil novo, o Brasil vibrante, o Brasil diverso, o Brasil lutador, que está aqui presente” afirmou o chefe de Assuntos Estratégicos do Escritório da ApexBrasil em Bruxelas, na Bélgica, Aloysio Nunes. O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, elogiou a pujança do país neste setor. “Em nome deste Brasil grande, deste Brasil da diversidade, que inova, que constrói, dou as boas-vindas a todos em nome do governo brasileiro.”
Programação do Pavilhão Brasil
Logo após a inauguração, teve início a intensa programação de debates, painéis e discussões no pavilhão brasileiro. Entre os temas discutidos, destaca-se o fomento a startups desde a concepção da ideia até escala, a importância da descentralização da inovação, além da estratégia nacional de apoiar negócios de impacto socioambiental. Também foram abordadas questões como a estratégia nacional de bioeconomia e a combinação entre ciência, tecnologia e conhecimento tradicional para aperfeiçoar a produção e comercialização de produtos por comunidades extrativistas na Amazônia. O último painel do dia trouxe para discussão o que o mundo deve esperar da agenda da COP 30, que acontecerá na cidade de Belém, capital do Pará, na região Norte do Brasil, em 2025.
Para a representante do Sebrae, Domingas Ribeiro, sediar a COP30 será um grande desafio. “O papel do Sebrae, em parceria com a Apex Brasil, é preparar os pequenos negócios, dentro dos pilares da bioeconomia”, explicou, acrescentando que a bioeconomia, ou modelo de produção baseado no uso sustentável de recursos biológicos, foi um dos temas analisados hoje no WebSummit.
Aloysio Nunes falou sobre algumas iniciativas da ApexBrasil para apoiar empresas dedicadas à descarbonização da economia. “As mudanças climáticas são um fenômeno que atinge o mundo. O programa de engajamento dos diferentes países, das sociedades civis, dos parlamentos, dos institutos de pesquisa, dos produtores de ciência na luta contra este ‘desregramento’ da natureza se tornou algo fundamental para a humanidade”, defendeu.
Inspirado pelos ciclos da natureza e pelo conceito de polinização cruzada, o Pavilhão Brasileiro oferece experiências imersivas que combinam conhecimentos ancestrais com criatividade e inovação contemporâneas. O objetivo é mostrar que a tecnologia no Brasil está alinhada com a sustentabilidade.
Parceria inédita entre ApexBrasil e CUFA abre espaço para startups das favelas
Neste ano, a delegação brasileira conta com a participação de empresas das áreas da Saúde e Bem-estar, Educação, Finanças, Bioeconomia, Varejo, Marketing, Tecnologia Limpa, Logística e Agronegócio. Do total, 25% são empresas das regiões Norte e Nordeste e 27% das empresas são lideradas por mulheres. A novidade é a participação inédita de dez startups criadas em favelas brasileiras. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a ApexBrasil e a Central Única das Favelas (CUFA) e Escola de Negócios da Favela. São elas: Todas Por Uma; Seja do Mundo; Vô Contigo; Badu Design; Escola da Diarista; Jo+ Absorvente Dérmico; 2050; Mazodan; Miriti Lab; Sankofa Sustentabilidade.
Um exemplo deste Brasil inovador com potencial para alcançar mercados além-mar é a startup Vô Contigo. A empresa nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, com o objetivo de facilitar a mobilidade de pessoas idosas, ao conectá-las a motoristas preparados e qualificados para prestar serviço para a população com mais idade. Ivonete Guerino, idealizadora e criadora lembrou que entre começar e chegar até um dos maiores eventos de tecnologia do mundo não foi um caminho fácil. “Eu sou uma mulher preta, periférica, que lidera um negócio de impacto para um público que é invisível. Então, são inúmeras camadas nas quais eu estou inserida. Quando eu olhava para o sistema, eu me sentia extremamente intimidada”, contou. Agora, por meio da parceria da ApexBrasil com a CUFA e com a Escola de Negócios da Favela, Ivone está em contato com outros empreendedores e potenciais investidores no Web Summit Lisboa, preparando-se para trocar experiências, aprendizado e para expandir seu negócio para novos mercados.
Brasil como referência em inovação na América Latina
O Brasil possui mais de 20 mil startups e cresce constantemente no Global Innovation Index. O país é referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos segmentos de mercado que despertam interesse do mundo inteiro. A ApexBrasil atua com startups brasileiras desde 2017, com o objetivo de promover e facilitar a inserção de empresas no comércio global.
A programação no pavilhão brasileiro no Web Summit 2024 segue até a próxima quinta-feira (14), com sessões de pitch, apresentação de programas de apoio ao empreendedorismo feminino, debates sobre o cenário atual e o futuro do mercado de startups, impactos da Inteligência Artificial, mercado de games e demais temas ligados ao ecossistema de inovação. A expectativa é superar os resultados obtidos na edição de 2023, quando 60% das empresas participantes anunciaram abertura ou plano de abertura de operações em Portugal ou Europa decorrentes da missão e foram gerados cerca de US$ 11 milhões dólares em negócios e anunciados mais de US$ 2 bilhões em investimentos para a abertura de operações futuras.