CARICOM é a sigla da Comunidade do Caribe, bloco de cooperação econômica formado por 20 países (15 países membros e 5 países associados), localizados entre o Caribe e o Atlântico Norte, desde Bermudas ao norte, Belize ao oeste e indo até o Suriname e Guiana na América do Sul.
Com população conjunta de quase 20 milhões de habitantes, o Brasil é o 5º maior fornecedor de produtos para o grupo. E o potencial para crescimento é ainda maior, não só pela proximidade geográfica, mas também pelas mais de 1.086 oportunidades para as exportações brasileiras, identificadas pelo Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, com destaque para os setores:
· Combustíveis minerais (óleo de petróleo).
· Produtos alimentícios (carnes de aves, milho, açúcares e ovos).
· Máquinas e equipamentos de transporte (aviões e partes de motores) e
· Artigos manufaturados (tubos de ferro ou aço, barras de aço, outras madeiras).
Em 2023 as exportações brasileiras para a CARICOM alcançaram US$ 1,4 bilhões, com destaque para óleos brutos de petróleo, minério de ferro, e tubos e perfis de ferro ou aço. Os principais destinos das exportações brasileiras foram a Guiana, Trinidad e Tobago, Jamaica e Bahamas, que juntos representaram 77% do total exportado.
O estudo traz também informações sobre os acordos comerciais do grupo, com outros países e blocos econômicos, além de mais detalhes e análises sobre as tarifas aplicadas aos produtos brasileiros.
A seção de Investimentos apresenta os valores investidos no Brasil (US$ 56 bilhões), provenientes, principalmente, das Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Cayman.
Acesse o estudo e entenda mais sobre a CARICOM e como aproveitar as oportunidades para seus negócios.