O Estudo de Acesso a Mercado – Espumantes e Vinhos é uma publicação inédita, elaborada pela Inteligência da ApexBrasil, com apoio da Gerência de Competividade, responsável pelo Programa de Qualificação para a Exportação – PEIEX (modalidade PEIEX Agro).
O estudo traz informações sobre como acessar os mercados dos Estados Unidos, China, Colômbia, Rússia e Canadá, além de dados sobre as exportações brasileiras recentes do setor para esses mercados. A seleção desses mercados foi feita por meio de uma priorização de mercados, metodologia própria desenvolvida pela Inteligência da Agência. A priorização envolve o cruzamento de análises quantitativas, como dados de fluxos de comércio, macroeconômicos e setoriais, e análises qualitativas, incluindo a percepção de especialistas e de empresas que atuam no setor.
O foco do estudo recai sobre informações de acesso a mercado. Assim, as empresas brasileiras encontrarão informações sobre leis e regulamentos aplicáveis ao setor de bebidas alcoólicas, requisitos acerca dos procedimentos para exportação, certificados que o produto deve apresentar, bem como tarifas de importação que os vinhos e espumantes brasileiros pagam nesses mercados, eventuais barreiras comerciais, informações sobre concorrentes e procedimentos de desembaraço aduaneiro. Além disso, o estudo dedica um capítulo exclusivo para abordar as principais regras de embalagem e rotulagem aplicáveis às bebidas alcoólicas nesses mercados.
O estudo traz, ainda, uma seção para discutir a importância das Indicações Geográficas de vinhos no contexto do comércio internacional e pode ser útil tanto para empresas que estão no início quanto para aquelas que já estão pouco mais avançadas em sua jornada exportadora, como ferramenta para um melhor entendimento dos requisitos de acesso aos mercados selecionados e, consequentemente, para um melhor planejamento para uma exportação bem-sucedida.
Dessa forma, o Estudo de Acesso a Mercado – Espumantes e Vinhos serve de ponto de partida tanto para quem atua no setor e visa começar a exportar quanto para aqueles que desejam ampliar seus negócios para novos mercados.