Descrição
O Japão é um mercado importante para posicionamento, pois cria tendências de consumo para toda Ásia. Ações como a FOODEX ajudam a tornar os produtos brasileiros mais conhecidos dos consumidores japoneses, que são muito exigentes em termos de qualidade. A biodiversidade e sustentabilidade são atributos muito valorizados. Também é muito importante ter uma presença sustentada, com uma estratégia de longo prazo nesse mercado.
A Foodex se consolidou como uma das mais importantes ações para alimentos, bebidas e agronegócios na Ásia. É a única feira no Japão na qual há uma participação organizada pelo governo brasileiro e sua continuidade é imprescindível em um mercado exigente em termos de qualidade, mas criador de tendências para os demais mercados do continente. Os esforços da ApexBrasil devem permanecer ao longo do ano, para que a feira não seja uma ação isolada, principalmente no tocante ao desenvolvimento do conhecimento do mercado em relação aos produtos com oportunidades, redes de varejo e exigências do mercado, como as certificações e requisitos de embalagem. A estratégia deve ser voltada cada vez mais para o mercado japonês, e menos para o mercado da saudade, que tem experimentado uma redução considerável nos últimos anos.