Web Summit Lisboa 2022: 70 startups e empresas inovadoras brasileiras participam de ações de negócios na mais importante conferência de TI do mundo

Web Summit Lisboa 2022: 70 startups e empresas inovadoras brasileiras participam de ações de negócios na mais importante conferência de TI do mundo

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Selecionadas por edital da ApexBrasil compõem a maior delegação já organizada pela Agência para o evento, que ocorre entre os dias 1 e 4 de novembro, em Lisboa, Portugal

Uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo, o Web Summit Lisboa 2022, será o destino de missão com um total de 70 empresas, sendo 57 startups e 13 empresas inovadoras levadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), organizadora da participação do Brasil no evento. É a maior delegação liderada pela Agência desde 2018, ano da primeira participação na conferência.

A agenda da Missão contempla ações de negócios e de imersão no ecossistema de inovação de Portugal e a participação no Web Summit 2022 com o Pavilhão Brasil Inovador, organizado pela ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o SEBRAE, o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Softex, e com o apoio de outras instituições brasileiras. O Pavilhão terá espaço de 225 m2 e servirá de ponto de encontro entre os brasileiros no evento, local de referência para reuniões de negócio e palco para exibição das muitas inovações que o país levará à Europa na ocasião.

O conjunto de participantes da delegação brasileira é formado por empresas dos mais diferentes setores econômicos e envolve fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, tecnologia da informação, dados, etc. Também é composto por companhias de diversos estados de quatro regiões do país. Durante o processo seletivo para a formação do grupo, nove empresas apresentaram melhores resultados e, por consequência, somaram mais pontos nos quesitos Inovação da Solução; Tração e Investimento; Atuação Internacional; e Apresentação da Empresa. São elas: Cuponeria, Implanta IT Solutions, SUTHUB, Yazo, Pix Force, Myndware, Everlog, AI Robots e Alana AI.

Além de palestras exclusivas no espaço brasileiro, chamado de Pavilhão Brasil Inovador, a programação organizada pela Agência tem entre seus destaques rodadas de negócios com investidores e compradores internacionais. O Web Summit Lisboa, que neste ano ocorre entre os dias 1 e 4 de novembro, é tido como vitrine para a promoção da inovação pois é um evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão. A conferência propõe debates sobre a inovação, a rápida transformação digital do planeta, e os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria.

O Pavilhão Brasil Inovador apresentará aos visitantes e investidores a transformação pela qual o país está passando, além de evidenciar o ecossistema de startups provedor de soluções tecnológicas e globais.

De olho no forte crescimento do ambiente de inovação no país, a ApexBrasil atua para fortalecer e ampliar a participação de empresas disruptivas no mercado global. A missão à Lisboa, em Portugal, um dos países mais receptivos às startups inovadoras, também é uma forma de contribuir para o cumprimento desse objetivo.

"De 2015 para cá, o número de startups no Brasil mais do que triplicou, chegando a 13.700 empresas em 2022, e continua em crescimento. Pelo menos 30% das startups brasileiras estão em fase de tração ou scale-up, com maturidade para internacionalização. É um perfil de empresa que tem grandes oportunidades ao olhar para fora, por isso é de grande importância para a ApexBrasil", explica a gerente de Competitividade da Agência, Clarissa Furtado.

Dia da Inovação

O primeiro dia da Web Summit coincide com o Dia da Inovação Brasil-Portugal, data marcada para a realização de um ciclo de palestras e rodadas de negócios para potencializar o conhecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação português, com apresentações dos maiores e mais relevantes players do país. O evento acontecerá em 1º de novembro, entre 9h e 19h, e será organizado em parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ApexBrasil e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE).

A programação inclui apresentação de cases, pitches de startups brasileiras e painéis sobre os ecossistemas de inovação no Brasil e em Portugal, financiamento de startups e investimentos cross border.

Papel da ApexBrasil

A ApexBrasil atua com startups brasileiras desde 2017, com o objetivo de promover e facilitar a inserção desse tipo de empresa no cenário internacional. Para isso, executa iniciativas que promovem capacitações e também conexões com possíveis parceiros, sejam eles compradores, investidores, aceleradoras, incubadoras ou outros agentes de relevantes ecossistemas de inovação globais.

Em parceria com o MRE, Ministério da Economia, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a ApexBrasil desenvolve o programa StartOut, que realiza ciclos de capacitação e imersão de startups brasileiras em mercados de destaque nesse tema. Já foram realizados, desde 2018, 13 ciclos de imersão

em nove países, atendendo a 220 startups e com uma geração de US$ 16 milhões em negócios. Além disso, organiza e coordena a ida de startups a feiras de tecnologia e inovação e, neste ano, lidera a maior participação brasileira no Web Summit representada por um pavilhão de 225 metros quadrados.

Ao contribuir com o desenvolvimento das startups, a ApexBrasil também contribui para aumentar o grau de inovação da economia brasileira e a inserção dessas inovações e tecnologias em todo o mundo. Há, ainda, impacto no desenvolvimento econômico e social e reforço na imagem do Brasil no exterior como um país que desenvolve soluções inovadoras e úteis para pessoas e sociedades em todo o globo.

WebSummit

Criado em 2009, em Dublin, na Irlanda, o Web Summit se tornou o maior evento de tecnologia da Europa e uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo. Em 2016, passou a ser realizado em Lisboa, Portugal. Após 12 anos de existência, 744 mil pessoas já participaram do Web Summit e mais de 25 mil startups foram impactadas.

O Web Summit foi criado para estabelecer laços significativos entre os CEOs, fundadores de empresas inovadoras, investidores, mídia, políticos e figuras culturais que estão remodelando o mundo. Nesse ambiente, é possível aprender e se desenvolver, fortalecer a rede de contatos e divulgar a própria marca em pitches distribuídos na programação.

Devido à pandemia, a edição de 2020 foi realizada virtualmente, mas, em 2021, voltou a ser realizado com a presença do público, reunindo mais de 40.000 pessoas e mantendo as ofertas originais: palestras sobre os temas afetos às empresas de base tecnológica, exposição de grandes empresas e instituições internacionais, promoção de conexões entre empresas e investidores, capacitações, oportunidades de divulgação para startups, e promoção da imagem das instituições apoiadoras.

Neste ano, o Web Summit espera 70 mil participantes de mais de 160 países, além de reunir 900 palestrantes, 2 mil startups e mil investidores. Ele ocorrerá no Altice Arena and FIL, às margens do Rio Tejo, em Lisboa, das 9h às 17h, entre os dias 1º e 4 de novembro de 2022.

Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: