Para o presidente da Agência, Jorge Viana, o Brasil tem um dos cooperativismos mais fortes do mundo e ApexBrasil vai colocar cada vez mais
essa força na vitrine internacional
O Programa Cooperar para Exportar, iniciativa lançada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) durante o Exporta Mais Cooperativas, em dezembro de 2025, em Salvador (BA), realizou a primeira ação internacional durante a Gulfood 2026, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a presença das cooperativas no evento reflete uma nova fase para o cooperativismo brasileiro.
Eu posso dizer que o Brasil já é um sucesso na Gulfood 2026, aqui nos Emirados Árabes, porque nós dobramos o número de empresas brasileiras presentes aqui nessa espécie de supermercado do Oriente. Trouxemos quase 200 empresas, a média antes era de 90. E a novidade nesta edição é que trouxemos cooperativas. Com o novo programa da Apex: Cooperar para Exportar, realizado junto com o Ministério da Agricultura, o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, vamos fazer com que o Brasil venda ainda mais. E a previsão é muito boa. Nesse ano o Brasil deve vender aqui algo em torno de US$ 3,5 bilhões aqui na feira.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
A estreia internacional marca o início de um ano estratégico para o Programa que vai promover ações de capacitação, qualificação para exportação, presença em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais para cooperativas brasileiras. O gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller, destacou a importância da iniciativa da Agência no fortalecimento da cadeia produtiva dos pequenos negócios familiares. “Estamos aqui na primeira grande ação do Cooperar para Exportar na versão internacional, um programa que vai atender 450 cooperativas. Aqui na Gulfwood estamos com a presença de nove delas. Estamos explicando para todo mundo sobre agricultura familiar e cooperativas do Brasil. Também temos órgãos e instituições parceiras e mostramos essa integração da Apex com entidades de governo e a expectativa é fechar negócios”, afirmou.
As nove cooperativas participantea da Gulfood 2026 são: Amazonbai (AP), Bio + Açaí (AP), Coopemapi (MG), Cooperativa Grande Sertão (MG), Coopercarajás (DF), Coopercuc (BA), Eldorado Foods Amidos (MS), Unicafes (DF) e Unicafes Bahia (BA).
A presença das cooperativas no evento destaca a diversidade e o potencial competitivo do cooperativismo brasileiro no mercado global, com produtos que vão de açaí amazônico a frutas do semiárido, mel, cafés especiais e derivados de mandioca.
A fundadora da Coppercook, Jussara Dantas, apresentou na Gulfood, com o apoio da ApexBrasil, o umbu, fruta pouco conhecida pelo mundo e quem um sabor muito peculiar. “Já exportamos para a França, Áustria, Itália, Alemanha e agora estamos enviando para o Reino Unido”, contou Jussara. Ela explicou que a cooperativa é composta majoritariamente por mulheres. “Somos 298 agricultores familiares, de três municípios. Deste total, 70% são mulheres. O trabalho desenvolvido pela cooperativa tem agregado bastante na renda dos pequenos agricultores do Nordeste”, disse satisfeita com as perspectivas de negócios a partir da feira.
Por fim, Jorge Viana lembrou que após esta primeira ação global do Cooperar para Exportar, outras virão. “Queremos que mais e mais cooperativas conquistem mercados, aumentem sua competitividade e levem a qualidade dos nossos produtos para o mundo.”
Assessoria de Imprensa da ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br