Influenciador chinês visita pavilhão do Brasil na CIIE e transmite ao vivo para mais de quatro milhões de pessoas

10/11/2025
Notícias do Agro

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Influenciador chinês visita pavilhão do Brasil na CIIE e transmite ao vivo para mais de quatro milhões de pessoas
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Entre dezenas de pavilhões internacionais no evento, o influencer Yu Donghui escolheu cinco para visitar e o do Brasil foi o primeiro da lista. Organizado pela ApexBrasil, pavilhão nacional reúne 37 empresas do setor de alimentos e bebidas e 20 do setor de carne bovina

A China International Import Expo (CIIE) é um dos principais eventos de comércio internacional do mundo, que neste ano ocorre de 5 a 10 de novembro, em Xangai. O Pavilhão do Brasil no evento, concebido e coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), recebeu, no dia 7 de novembro, uma visita especial: o influenciador chinês Yu Donghui, um dos cinco principais Key Opinion Leaders (KOLs) do país, que tem milhões de seguidores e forte influência sobre o público local.

Entre dezenas de pavilhões internacionais no evento, Yu Donghui escolheu apenas cinco estandes para visitar e o Brasil foi o primeiro da lista, atraindo a atenção de milhões de espectadores chineses. A transmissão ao vivo chegou a reunir mais de quatro milhões de espectadores simultâneos e ultrapassou dez milhões de visualizações até o fim do dia.

O pavilhão do Brasil na CIIE mostra um país moderno, sustentável e alegre, que tem uma profunda amizade com a China. O Brasil se apresenta como um parceiro estável e confiável para se fazer negócios. O Brasil prova que a relação com a China caminha de forma correta. Depois de um período em que a parceria bilateral sofreu abalos, o país voltou a construir pontes e a colher resultados concretos.
Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil

Segundo Victor Queiroz, chefe do escritório da ApexBrasil em Pequim, “essa visita reforça que a estratégia atual está no caminho certo. Conseguimos atrair um dos principais influenciadores do país, levando a imagem do Brasil a milhões de pessoas em tempo real — uma demonstração clara do interesse e da confiança que o público chinês tem no Brasil”.

Prevista para durar apenas três minutos, a visita se estendeu por muito mais tempo, marcada pela curiosidade de Yu Donghui sobre o Brasil, sua cultura e seus produtos. No encerramento, o influenciador expressou o desejo de visitar o Brasil em 2026, durante o Ano Cultural Brasil-China, para conhecer o país de perto e compartilhar essa experiência com seu público.

O acontecimento reforça os efeitos da política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recolocou a China como parceira prioritária do Brasil em sua estratégia de inserção internacional. Sob a liderança do presidente Lula, o país tem aprofundado laços econômicos, culturais e de amizade com a China, abrindo novas oportunidades para as empresas brasileiras e fortalecendo a imagem do Brasil como parceiro confiável e de longo prazo.

 

Sobre a CIIE 2025

A China International Import Expo é uma das maiores feiras de negócios do mundo e referência global na temática de importação. Desde sua criação, em 2018, o evento já recebeu mais de 3.400 empresas de 128 países e regiões e cerca de 800 mil visitantes. Além de alimentos e produtos agrícolas, a feira contempla setores como tecnologia da informação, automotivo, equipamentos médicos e saúde, entre outros.

Na edição deste ano, o Brasil conta com dois pavilhões oficiais — um Pavilhão de Empresas e um Pavilhão Nacional. No Pavilhão de Empresas, participam 37 companhias brasileiras, além da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que reúne outras 20 empresas do setor de carne bovina, um dos segmentos mais relevantes das exportações brasileiras à China. Consulte aqui o catálogo de empresas que compõem o pavilhão brasileiro. 

O Pavilhão Nacional promove ações de imagem e degustação de produtos emblemáticos do Brasil, como churrasquinho, açaí e café, em parceria com as marcas Mixue e Luckin Coffee. O espaço também conta com atividades interativas, como um quiz sobre o Brasil com brindes para o público visitante, reforçando a estratégia de promoção da marca Brasil junto aos consumidores chineses.

Na edição de 2024, as empresas brasileiras participantes reportaram uma estimativa de US$ 480 milhões em negócios gerados, reforçando o papel estratégico da CIIE na promoção das exportações brasileiras para a China — hoje o principal parceiro comercial do Brasil.

 

Assessoria de imprensa ApexBrasil

imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: