Com o objetivo de ampliar seu protagonismo na cadeia global de produção e processamento de proteína animal, o Brasil chega a Atlanta, nos Estados Unidos, com sua maior delegação de fabricantes nacionais de máquinas, equipamentos e soluções industriais para participar da International Production & Processing Expo, a IPPE, principal feira do setor. Ao todo, são 17 empresas do segmento apresentando a inovação brasileira no evento realizado entre 27 e 29 de janeiro, todas elas apoiadas pelo Brazil Machinery Solutions, programa de promoção das exportações realizado pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O número é um marco na história do projeto e supera em 30% a presença na edição de 2025, quando 13 empresas do país estiveram na IPPE. Na avaliação de Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, a presença recorde reforça a importância do mercado norte-americano para a estratégia internacional da indústria brasileira de bens de capital voltados ao processamento de proteínas. “As empresas chegam à IPPE 2026 com um portfólio tecnológico maduro, desenvolvido a partir da experiência prática da indústria nacional e alinhado às exigências do mercado externo”, afirma.
Ainda conforme a executiva, as soluções expostas no Pavilhão Brasil combinam produtividade, eficiência operacional e conformidade técnica, fatores determinantes nas decisões de investimento da cadeia global de proteína animal.
Para a edição atual, o programa prevê que os negócios gerados pela feira ultrapassem os 32 milhões de dólares, um aumento de 15% em relação ao registrado em 2025, quando o total foi de 29,8 milhões de dólares. A expectativa está associada à ampliação da presença brasileira e à aderência das tecnologias apresentadas às demandas operacionais da indústria internacional.
Neste ano, a delegação do país traz empresas que exibem tecnologias voltadas ao processamento industrial, automação, produtividade eficiente, segurança alimentar, bem-estar animal, rastreabilidade e logística, campos fundamentais para a cadeia global de proteína animal. Entre elas estão Bumerangue Brasil Industrial, EDATA HLD Tecnologia, Fluxo Máquinas, G.A Tecnologia - Geave, Gratt Indústria de Máquinas, Ibraflex Industrial, João Batista de Oliveira Demenek - ExperConsult, Lenke Automação Industrial, Plasmetal Tecnologia Industrial, Rotec Indústria de Equipamentos, SAG Informática, Semil Equipamentos Industriais, Smart Pixel Soluções Inteligentes, Stared Co., Vantec Indústria de Máquinas, Versátil Implementos Rodoviários e VP Soluções.
Essa será a 11ª vez que fabricantes apoiados pelo Projeto BMS estarão presentes na feira. ”A presença contínua de representantes brasileiros na IPPE contribui para aprofundar o relacionamento comercial com compradores e integradores internacionais e reforçar o posicionamento do Brasil como fornecedor confiável de tecnologia industrial”, esclarece Patrícia Gomes.
O desempenho das exportações do segmento sustenta essa estratégia. Em 2025, as remessas brasileiras da cesta de produtos e soluções representados na IPPE 2026, somaram USD 2,17 bilhões, com crescimento de 17% em relação ao ano anterior e avanço acumulado, nas vendas para outros países, de 81% na comparação com 2021. Entre os destinos, os Estados Unidos ocupam a quarta posição no ranking, movimentação que somou USD 191,7 milhões, o equivalente a 8,8% do total exportado.
Reconhecida como a maior feira anual das Américas dedicada à produção e ao processamento de proteínas, a IPPE 2026 reúne mais de 1.300 expositores em uma área superior a 60 mil metros quadrados no Georgia World Congress Center e atrai tomadores de decisão de toda a cadeia global de alimentos.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
O Brazil Machinery Solutions é um programa de promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, realizado pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O programa atua como plataforma de negócios internacionais, com foco na ampliação do acesso das empresas brasileiras a mercados estratégicos e no posicionamento do Brasil como fornecedor global de bens de capital com tecnologia, inovação e competitividade industrial.
Sobre a ABIMAQ
A ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) representa a indústria brasileira de máquinas e equipamentos e atua no fortalecimento do setor por meio da articulação institucional, do estímulo à inovação tecnológica e da promoção da competitividade industrial. A entidade apoia a inserção internacional das empresas associadas e o desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas dos mercados globais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.