A Colômbia passou a reconhecer plenamente os produtos brasileiros da reciclagem animal, com a aceitação dos requisitos sanitários para a exportação de farinha de sangue bovina destinada à alimentação animal. A decisão elimina a última restrição existente e garante que todos os produtos da reciclagem animal estejam oficialmente habilitados para acesso ao mercado colombiano.
O avanço é resultado de uma atuação técnica e institucional conduzida pela ABRA, no âmbito do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), voltada à ampliação e consolidação de mercados estratégicos para o setor.
A abertura foi formalizada após manifestação Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), autoridade sanitária do país, que aceitou a proposta apresentada pelo Brasil para a definição bilateral dos requisitos sanitários aplicáveis às exportações. Os critérios já foram publicados pelo ICA, efetivando a abertura do mercado e trazendo segurança regulatória para as operações.
Com a decisão, encerra-se um ciclo de negociações técnicas conduzido ao longo dos últimos anos, ampliando o portfólio de produtos habilitados e oferecendo maior previsibilidade às exportações brasileiras para a Colômbia.
Além do trabalho sanitário, a estratégia incluiu ações de aproximação comercial com o mercado colombiano. Em 2023, durante a REAM, foi realizada uma edição do Business Connection Américas, reunindo empresas brasileiras e compradores da região. A iniciativa teve continuidade em Medellín, em 2024, novamente no contexto da REAM, fortalecendo o relacionamento com o setor produtivo e importador local.
O avanço também contou com a atuação do adido agrícola do Brasil na Colômbia, Clovis Augusto Serafini, cuja condução técnica e interlocução constante com as autoridades locais contribuíram para dar fluidez ao processo e segurança ao diálogo sanitário entre os dois países.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de Farinhas, Gorduras, Hemoderivados, Proteínas Hidrolisadas, Palatabilizantes, que são utilizados como ingredientes na formulação de alimentos para animais de produção e pet food, e as gorduras para fabricação de biocombustíveis. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.