Dez filmes nacionais serão exibidos no Berlinale, enquanto delegação de 56 empresas brasileiras do setor participam do EFM com encontros estratégicos para vendas internacionais
O audiovisual brasileiro terá destaque na próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), que acontece de 12 a 22 de fevereiro, com dez produções concorrendo a premiações, dentre elas 7 são apoiadas pelo projeto Cinema do Brasil. A relevância da participação brasileira no festival evidencia a diversidade estética, temática e regional do cinema nacional. Paralelamente ao festival, o Brasil também marcará presença de forma robusta no European Film Market (EFM), um dos principais mercados audiovisuais do mundo, realizado entre 12 e 18 de fevereiro, com delegação de 56 empresas brasileiras.
A participação brasileira no EFM integra as ações do Cinema do Brasil, programa de internacionalização do audiovisual realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para fortalecer a presença das empresas e produções brasileiras no cenário global.
No evento, a delegação brasileira será composta por 56 empresas nacionais e mais de 75 profissionais do setor, que participarão de rodadas de negócios, encontros de coprodução, ações de networking e atividades institucionais voltadas à ampliação de parcerias e oportunidades internacionais.
O audiovisual brasileiro vive um momento de projeção internacional e a ApexBrasil tem orgulho de apoiar esse movimento, conectando a criatividade brasileira a oportunidades concretas de negócios. Estar em Berlim com uma delegação tão representativa reforça o potencial do Brasil como polo competitivo e inovador da economia criativa global.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil
A agenda no evento inclui encontros estratégicos com representantes de diversos países, reuniões com agentes de vendas internacionais, programadores de festivais e fundos globais, além de ações de promoção dos filmes selecionados e um estande institucional de apoio às empresas brasileiras.
“A seleção de dez filmes brasileiros em diferentes mostras do festival, aliada à participação robusta de nossas empresas no EFM, evidencia a diversidade estética, temática e regional do cinema brasileiro, bem como sua capacidade de dialogar com o mercado e com os públicos internacionais. Para o Cinema do Brasil, esse resultado é fruto de um trabalho articulado entre produtores, realizadores e instituições, e confirma o momento de maturidade, reconhecimento e projeção global vivido pelo audiovisual brasileiro”, afirma André Sturm, presidente do Cinema do Brasil.
A presença do Brasil na Berlinale e no EFM dá continuidade ao desempenho crescente do país nos principais festivais internacionais e reforça o momento de maturidade e internacionalização do audiovisual brasileiro.
No EFM, o estande do Cinema do Brasil estará localizado no nº 150 – Gropius Bau, entre os dias 12 e 18 de fevereiro, funcionando como ponto de apoio institucional, networking e realização de encontros com parceiros internacionais.
Confira a lista dos 10 filmes brasileiros que serão exibidos no Berlinale:
• ISABEL, coprodução França–Brasil, dirigido por Gabe Klinger – Panorama
• NARCISO, coprodução Paraguai, Alemanha, Uruguai, Brasil, Portugal, Espanha e França, dirigido por Marcelo Martinessi – Panorama
• SE EU FOSSE VIVO… VIVIA, de André Novais Oliveira – Panorama
• NOSSO SEGREDO, coprodução Brasil–Portugal, dirigido por Grace Passô – Perspectives
• A FABULOSA MÁQUINA DO TEMPO, de Eliza Capai – Generation
• FEITO PIPA, de Allan Deberton – Generation
• PAPAIA, de Priscilla Kellen – Generation
• QUATRO MENINAS, coprodução Brasil–Holanda, dirigido por Karen Suzane – Generation
• FIZ UM FOGUETE IMAGINANDO QUE VOCÊ VINHA, de Janaína Marques – Forum
• FLORESTA DO FIM DO MUNDO, curta dirigido por Felipe M. Bragança e Denilson Baniwa – Forum Expanded
Assessoria de imprensa ApexBrasil