Cinema do Brasil e ApexBrasil impulsionam presença do audiovisual brasileiro no Festival de Berlim e no European Film Market

31/01/2026
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Cinema do Brasil e ApexBrasil impulsionam presença do audiovisual brasileiro no Festival de Berlim e no European Film Market
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Dez filmes nacionais serão exibidos no Berlinale, enquanto delegação de 56 empresas brasileiras do setor participam do EFM com encontros estratégicos para vendas internacionais

O audiovisual brasileiro terá destaque na próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), que acontece de 12 a 22 de fevereiro, com dez produções concorrendo a premiações, dentre elas 7 são apoiadas pelo projeto Cinema do Brasil. A relevância da participação brasileira no festival evidencia a diversidade estética, temática e regional do cinema nacional. Paralelamente ao festival, o Brasil também marcará presença de forma robusta no European Film Market (EFM), um dos principais mercados audiovisuais do mundo, realizado entre 12 e 18 de fevereiro, com delegação de 56 empresas brasileiras.

A participação brasileira no EFM integra as ações do Cinema do Brasil, programa de internacionalização do audiovisual realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para fortalecer a presença das empresas e produções brasileiras no cenário global.

No evento, a delegação brasileira será composta por 56 empresas nacionais e mais de 75 profissionais do setor, que participarão de rodadas de negócios, encontros de coprodução, ações de networking e atividades institucionais voltadas à ampliação de parcerias e oportunidades internacionais.

O audiovisual brasileiro vive um momento de projeção internacional e a ApexBrasil tem orgulho de apoiar esse movimento, conectando a criatividade brasileira a oportunidades concretas de negócios. Estar em Berlim com uma delegação tão representativa reforça o potencial do Brasil como polo competitivo e inovador da economia criativa global.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil

A agenda no evento inclui encontros estratégicos com representantes de diversos países, reuniões com agentes de vendas internacionais, programadores de festivais e fundos globais, além de ações de promoção dos filmes selecionados e um estande institucional de apoio às empresas brasileiras.

A seleção de dez filmes brasileiros em diferentes mostras do festival, aliada à participação robusta de nossas empresas no EFM, evidencia a diversidade estética, temática e regional do cinema brasileiro, bem como sua capacidade de dialogar com o mercado e com os públicos internacionais. Para o Cinema do Brasil, esse resultado é fruto de um trabalho articulado entre produtores, realizadores e instituições, e confirma o momento de maturidade, reconhecimento e projeção global vivido pelo audiovisual brasileiro”, afirma André Sturm, presidente do Cinema do Brasil.

A presença do Brasil na Berlinale e no EFM dá continuidade ao desempenho crescente do país nos principais festivais internacionais e reforça o momento de maturidade e internacionalização do audiovisual brasileiro.

No EFM, o estande do Cinema do Brasil estará localizado no nº 150 – Gropius Bau, entre os dias 12 e 18 de fevereiro, funcionando como ponto de apoio institucional, networking e realização de encontros com parceiros internacionais.

Confira a lista dos 10 filmes brasileiros que serão exibidos no Berlinale:

•                    ISABEL, coprodução França–Brasil, dirigido por Gabe Klinger – Panorama

•                    NARCISO, coprodução Paraguai, Alemanha, Uruguai, Brasil, Portugal, Espanha e França, dirigido por Marcelo Martinessi – Panorama

•                    SE EU FOSSE VIVO… VIVIA, de André Novais Oliveira – Panorama

•                    NOSSO SEGREDO, coprodução Brasil–Portugal, dirigido por Grace Passô – Perspectives

•                    A FABULOSA MÁQUINA DO TEMPO, de Eliza Capai – Generation

•                    FEITO PIPA, de Allan Deberton – Generation

•                    PAPAIA, de Priscilla Kellen – Generation

•                    QUATRO MENINAS, coprodução Brasil–Holanda, dirigido por Karen Suzane – Generation

•                    FIZ UM FOGUETE IMAGINANDO QUE VOCÊ VINHA, de Janaína Marques – Forum

•                    FLORESTA DO FIM DO MUNDO, curta dirigido por Felipe M. Bragança e Denilson Baniwa – Forum Expanded

Assessoria de imprensa ApexBrasil

imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Cinema
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: