Cenário internacional promissor para a indústria brasileira de óleo, gás e biocombustíveis torna este um dos setores prioritários da ApexBrasil

Cenário internacional promissor para a indústria brasileira de óleo, gás e biocombustíveis torna este um dos setores prioritários da ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Conheça empresas que participam de programas de exportação e de eventos globais por meio da Agência. Brasil está entre os oito maiores produtores mundiais de petróleo e entre os dez maiores exportadores do mundo

O 5º episódio do Podcast “Histórias de sucesso”, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apresenta as oportunidades para o setor de óleo, gás e biocombustíveis no mercado internacional, com relatos de duas empresas brasileiras que estiveram presentes na Offshore Technology Conference (OTC), a maior feira de petróleo e gás do mundo. A participação das empresas no evento teve o apoio da ApexBrasil, por meio do programa Brazilian Petroleum Partnerships (BPP), desenvolvido pela Agência.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), atualmente o Brasil ocupa a oitava posição entre os maiores produtores mundiais de petróleo e está entre os dez maiores exportadores do mundo. Além disso, devido ao pré-sal, o setor está em ascensão e pretende dobrar sua produção nos próximos dez anos. Por essa razão, é um dos prioritários da ApexBrasil, que atua para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização, oferecendo capacitação, qualificação, estudos de mercado e realizando ações de promoção comercial e de investimento.

Cerca de 50 empresas brasileiras e 25 estrangeiras participam hoje do Brazilian Petroleum Partnerships (BPP), o principal programa da ApexBrasil no setor. O BPP atua promovendo parcerias internacionais qualificadas por consultores especializados. “É um jogo de ganha-ganha. É bom para a empresa brasileira e para o governo estrangeiro, pois normalmente a empresa brasileira precisa de capital e tecnologia estrangeira para alavancar os negócios dela aqui no Brasil e uma empresa internacional precisa de uma empresa brasileira que já conheça o ambiente de negócios, o ambiente regulatório, e que tenha entrada nas grandes operadoras”, explica o analista de Investimentos em Petróleo e Gás da ApexBrasil e gestor do BPP, Carlos Padilla.

A ApexBrasil também atua no setor promovendo a participação de empresas brasileiras em importantes eventos e feiras internacionais, como a OTC, a maior feira de petróleo do mundo, realizada anualmente em Houston, nos Estados Unidos. Desde 2006, a ApexBrasil marca presença da OTC e a partir de 2018 começou a montar o pavilhão Brasil dentro da feira. Padilla conta que na edição de 2022 o pavilhão Brasil teve destaque pela estrutura e quantidade de participantes. “A delegação brasileira foi uma das maiores que frequentaram a OTC. A gente mostrou um portfólio de oportunidades de investimentos que poderia ser facilmente acessado por um QR code e participamos de várias sessões para dar publicidade tanto a essas oportunidades quanto às empresas apoiadas pela ApexBrasil na OTC e no âmbito do BPP”.

Duas empresas brasileiras que participam do BPP e também estiveram presentes no Pavilhão Brasil na OTC deste ano, junto à ApexBrasil, foram a Edserv Engineering and Services, especializada em tecnologia e tubulações, e a Intcom, startup de tecnologia e desenvolvimento de softwares voltada à indústria de energia e indústria de óleo e gás.

A diretora comercial da empresa Edserv, Tatyana Oliveira, conta que com o apoio da ApexBrasil sua empresa alcançou o mercado internacional mais rapidamente e com maior segurança do que esperava. Hoje a empresa já recebe investimento estrangeiro e, devido à participação na OTC, com o apoio da ApexBrasil, agora está em contato com empresas de países que nunca pensou alcançar. “A feira já me surpreendeu pelos contatos que a gente fez lá, pelas conexões com empresas que a gente achava que ia demorar mais tempo para alcançar, empresas que a gente nem tinha mapeado no mercado ainda”, afirma Tatyana.

O CEO da startup Intcom, Alvaro Antunes, destaca a importância do apoio da ApexBrasil no desenvolvimento da sua empresa. “A gente tem um relacionamento muito positivo de muitos anos com a ApexBrasil. É uma parceria muito positiva para os dois lados, porque em todo momento ela (a Agência) nos ajuda, nos apoia, seja através dos eventos, seja através de informações sobre estruturação”, afirma ele, que também diz sentir orgulho de ter visto de perto o pavilhão Brasil se destacar na OTC.

O Podcast da ApexBrasil está disponível em:

Portal Apex-Brasil: https://portal.apexbrasil.com.br/apexcast/

Spotify: https://click.apexbrasil.us/ApexCastHistoriasdeSucesso5

Apple Podcasts: https://podcasts.apple.com/br/podcast/apexcast/id1509548866

Google Podcasts: https://click.apexbrasil.us/ApexCastHistoriasdeSucesso5gp

 

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe..

ApexBrasil – Assessoria de Imprensa

Débora Cademartori – (51) 99342.7300

Lorena Quintas- (61) 99951-7175

Roberta Ribeiro – (61) 98119.5709

Victória Salomão – (53) 98448.3045

inpacto.apexbrasil@inpacto.co

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: