Após três dias de agenda intensa de negócios e relacionamento internacional, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos encerrou sua participação na International Production & Processing Expo (IPPE) 2026, em Atlanta. Como resultado, obteve USD 36,105 milhões em negócios gerados e prospectados, além da ampliação do diálogo comercial com compradores e integradores da cadeia global de produção e processamento de proteína. O desempenho supera em 21% os números de 2025.
A delegação brasileira contou com 17 fabricantes, apoiados pelo Brazil Machinery Solutions, programa realizado pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Ao longo do evento, as empresas apresentaram soluções voltadas à automação industrial, produtividade, eficiência operacional, segurança alimentar, rastreabilidade, logística e bem-estar animal, áreas diretamente associadas às decisões de investimento da indústria internacional de alimentos.
Durante a feira, as companhias brasileiras estabeleceram 636 contatos comerciais, ultrapassando em 47,9% o networking construído na edição anterior. Os resultados incluem USD 11,195 milhões em comercializações feitas durante o evento e USD 24,910 milhões em negociações em andamento, com impacto direto sobre o pipeline comercial das empresas nos próximos meses, especialmente no mercado norte-americano, quarto principal destino das exportações brasileiras do segmento.
Na avaliação de Patrícia Gomes, diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ, a dinâmica observada na IPPE reforça a mudança na forma como o Brasil vem sendo percebido no mercado internacional. De acordo com ela, o interesse registrado ao longo da feira indica uma busca crescente por soluções industriais brasileiras alinhadas às exigências técnicas e operacionais da cadeia global de proteínas. “Os resultados da IPPE refletem a consolidação do Brasil como fornecedor de tecnologia industrial aplicada a esse segmento”, afirma.
Gomes destaca ainda que a atuação do Brazil Machinery Solutions na IPPE está inserida em uma estratégia de longo prazo de inclusão internacional da indústria brasileira de bens de capital. “A feira funciona como um ponto de conexão entre a indústria brasileira e decisões estratégicas de investimento no mercado internacional”, ressalta.
Esta foi a 11ª edição consecutiva da IPPE com a presença de empresas apoiadas pelo Brazil Machinery Solutions, reforçando uma trajetória de atuação institucional contínua com foco em expandir a competitividade internacional da indústria brasileira de máquinas e equipamentos. A delegação brasileira reuniu fabricantes com soluções aplicadas a diferentes etapas da cadeia industrial de produção e processamento de proteína, como Bumerangue Brasil Industrial, EDATA HLD Tecnologia, Fluxo Máquinas, G.A Tecnologia – Geave, Gratt Indústria de Máquinas, Ibraflex Industrial, João Batista de Oliveira Demenek – ExperConsult, Lenke Automação Industrial, Plasmetal Tecnologia Industrial, Rotec Indústria de Equipamentos, SAG Informática, Semil Equipamentos Industriais, Smart Pixel Soluções Inteligentes, Stared Co., Vantec Indústria de Máquinas, Versátil Implementos Rodoviários e VP Soluções.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
O Brazil Machinery Solutions é um programa de promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, realizado pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O programa atua como plataforma de negócios internacionais, com foco na ampliação do acesso das empresas brasileiras a mercados estratégicos e no posicionamento do Brasil como fornecedor global de bens de capital com tecnologia, inovação e competitividade industrial.
Sobre a ABIMAQ
A ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) representa a indústria brasileira de máquinas e equipamentos e atua no fortalecimento do setor por meio da articulação institucional, do estímulo à inovação tecnológica e da promoção da competitividade industrial. A entidade apoia a inserção internacional das empresas associadas e o desenvolvimento de soluções alinhadas às demandas dos mercados globais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.