Brasil consolida protagonismo no audiovisual internacional e celebra resultados do convênio "Cinema do Brasil"

12/01/2026
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil consolida protagonismo no audiovisual internacional e celebra resultados do convênio "Cinema do Brasil"

Descrição da imagem: Cena do filme "O Agente Secreto". Crédito: Victor Jucá/Divulgação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Projeto setorial Cinema do Brasil, fruto da parceria entre a ApexBrasil e o SIAESP, ajuda filmes brasileiros a cruzarem fronteiras, ganharem mercado, visibilidade e reconhecimento internacional

O audiovisual brasileiro inicia 2026 em evidência no cenário internacional. O reconhecimento recente no Golden Globes (Globo de Ouro), com duas premiações para O Agente Secreto, um ano depois de Ainda Estou Aqui conquistar o Oscar, reforça a potência criativa do Brasil e mostra a força de uma indústria que vem se consolidando globalmente por meio de estratégias estruturadas de promoção internacional.

Nesse contexto, ganham ainda mais relevância os resultados do novo convênio “Cinema do Brasil”, firmado há dois anos entre a ApexBrasil e o Sindicato da Indústria Audivisual do Estado de São Paulo (SIAESP). A iniciativa tem sido fundamental para ampliar a presença, a competitividade e o acesso das empresas brasileiras aos principais mercados e festivais internacionais.

Com ótimos resultados em negócios, reconhecimento artístico e fortalecimento institucional, o Brasil reafirma seu papel como uma potência criativa global, ampliando sua presença tanto nos grandes festivais quanto nos principais mercados internacionais. Essa parceria segue como um instrumento estratégico para a internacionalização do setor e a valorização da identidade nacional.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Um dos grandes destaques desse período foi a missão de 2025 ao Festival de Cannes ao Marché du Film, que marcou um momento histórico para o setor audiovisual brasileiro. Pela primeira vez, o Brasil foi homenageado como País de Honra do Marché du Film, reconhecimento que integrou as celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.

A delegação brasileira contou com mais de 120 empresas, sendo 99 associadas ao Cinema do Brasil, reunindo produtoras, distribuidoras, agentes de vendas, festivais, film commissions e prestadoras de serviços. O estande do Cinema do Brasil, localizado no Palais des Festivals, funcionou como um verdadeiro hub de negócios e articulação institucional, com intensa programação de reuniões, encontros estratégicos, sessões de mercado, painéis temáticos e eventos de relacionamento.

Para André Sturm, presidente do SIAESP, os prêmios no Globo de Ouro consolidam a importância do cinema brasileiro no mundo. “São dois anos seguidos de premiações no Globo de Ouro, mostra o reconhecimento do mundo ao cinema brasileiro. Isso tem muito a ver com o trabalho que o Cinema do Brasil tem feito há quase vinte anos em parceria com a ApexBrasil da promoção do cinema no exterior. Agradeço muito a ApexBrasil por ter visto que o cinema brasileiro tinha potencial e representa tanto para o Brasil.”

Os resultados alcançados, trazendo um incremento da ordem de 25% com relação ao ano anterior, evidenciam o impacto direto das ações de promoção comercial internacional:

·       93 empresas brasileiras associadas ao Cinema do Brasil integraram a delegação

·       864 reuniões realizadas ao longo do mercado

·       31 encontros promovidos no estande do Cinema do Brasil

·       USD 14.732.416,00 em volume de negócios gerado durante o evento

·       USD 44.230.916,00 em expectativas de negócios para os 12 meses seguintes

Também no âmbito artístico e cultural, a presença brasileira em Cannes foi histórica. O país teve um filme selecionado na Competição Oficial, outros três em mostras oficiais paralelas, além da realização de um showcase de curtas-metragens e outro dedicado a filmes de gênero em finalização. Ao todo, cinco premiações foram conquistadas, evidenciando a diversidade estética, a pluralidade de narrativas e a vitalidade criativa da produção audiovisual nacional.

Essa visibilidade inédita potencializou as ações de promoção comercial coordenadas pelo Cinema do Brasil, que liderou uma articulação multissetorial envolvendo instituições das três esferas de governo. As ações contaram com o apoio da Spcine e da RioFilme, no âmbito municipal; da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, no âmbito estadual; e do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual, no âmbito federal. Essa atuação conjunta foi determinante para a realização de uma agenda ampla, estratégica e qualificada, reforçando o compromisso coletivo com o fortalecimento do audiovisual brasileiro no mercado internacional.

Outro marco relevante de 2025 foi o retorno do BrBoutique, iniciativa estratégica dedicado à promoção de obras brasileiras em ambiente fechado colocando as principais agências de sales do mercado internacional em contato direto com os produtores nacionais. A retomada do BrBoutique foi um sucesso, e um dos filmes exibidos na edição de 2025 integrará a programação da Berlinale 2026, na seção Generation, reafirmando a capacidade do projeto de gerar visibilidade, circulação e oportunidades concretas para as produções nacionais.

Ao longo do biênio, o convênio Cinema do Brasil, parceria entre ApexBrasil e SIAESP, viabilizou uma presença consistente e estratégica do audiovisual brasileiro em importantes plataformas internacionais.

Ações internacionais do biênio:

·       Marché du Film – Festival de Cannes

·       European Film Market e Berlinale

·       Festival de Guadalajara

·       Festival de Locarno e Industry Pro

·       Festival e Indústria de San Sebastián

·       Festival de Rotterdam e Cinemart

·       Festival de Busan e Asian Contents Film Market

·       Ventana Sur

·       BAM – Bogotá Audiovisual Market

·       Conecta Fiction & Entertainment

Ações nacionais do biênio:

·       Festival de Gramado e Gramado Film Market

·       BrLab

·       SAPI

·       Nordeste Lab

·       BrBoutique

Tema: Conexão
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Cinema — Audiovisual
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: