Treze empresas brasileiras do setor agroindustrial (Allbiom, Balanças Açores, Baldan, CASP, Cimisa, Eirene Solutions, Inroda, Kepler Weber, MagnoJet, PVT Agriculture, Reafrio, São José Industrial, TKA Cranes) obtiveram resultados significativos durante sua participação na Nampo Show 2023 , com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). O evento, considerado a principal feira agro do continente africano e a segunda maior do hemisfério sul, gerou um resultado total de USD 8 milhões entre negócios realizados e previstos. Durante a Rodada de Negócios, foram concretizados USD 1 milhão em negócios fechados, além de USD 7 milhões de dólares em negócios previstos para os próximos meses.
Durante a feira, as empresas brasileiras estabeleceram contatos comerciais em diversos países africanos, como África do Sul, Angola, Botsuana, Moçambique, Tanzânia e Zimbábue, além de nações europeias, por exemplo, França e Inglaterra. Esses países representam importantes mercados para o setor agroindustrial brasileiro e receberam atenção especial durante o evento.
"Obtivemos um resultado expressivo no continente africano, superando nossas expectativas. Inicialmente, esperávamos realizar cerca de 40 reuniões durante a Rodada de Negócios, mas alcançamos a marca de 96 reuniões, um aumento de 140% em relação às expectativas iniciais e um ganho bastante significativo em termos de negócios", afirma Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da ABIMAQ.
A Rodada de Negócios promovida no evento foi um ponto alto para as empresas participantes. Durante o encontro, foram realizadas 96 reuniões com um total de 106 contatos comerciais. A participação das 13 empresas brasileiras permitiu mostrar a tecnologia nacional e a expertise do setor em um ambiente estratégico para o desenvolvimento de novos negócios na África do Sul, porta de entrada para exportação no continente africano.
"A participação dessas empresas brasileiras na maior feira do setor agro da África foi fundamental para fortalecer a presença do Brasil como fornecedor de soluções tecnológicas avançadas. A África é um mercado promissor e estratégico, e a expertise brasileira tem muito a contribuir para o desenvolvimento do setor agroindustrial nessa região", complementa Guerra.
A presença das empresas brasileiras no evento reforça a importância da parceria entre a ABIMAQ e a ApexBrasil, por meio do Programa BMS, na promoção da indústria nacional e no estímulo às exportações e investimentos no setor de máquinas e equipamentos.
Sobre o Brazil Machinery Solutions - Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente mais de 300 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
__________________________________
Informações para a imprensa
MCLAIR COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Programa BMS
Lucio Agberto – Coordenador de Comunicação
+55 11 95494-9145
Marcell Moraes - Assessor de Imprensa Nacional e Internacional
+55 11 99479-7025
Andrea Marin – Gestora de Comunicação Internacional
+57 313 7273871