ApexBrasil promove a internacionalização da pecuária zebuína na ExpoZebu 2024

06/05/2024
Notícias do Agro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil promove a internacionalização da pecuária zebuína na ExpoZebu 2024
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Projeto Setorial Brazilian Cattle, parceria entre ApexBrasil e ABCZ, desdobra-se em três frentes dentro da ExpoZebu: projeto comprador, projeto imagem e Zebu Connect Day.

Entre os dias 26 de abril e 6 de maio, ocorreu a 89ª edição da ExpoZebu, considerado o principal evento agropecuário de raças zebuínas do mundo, em Uberaba, Minas Gerais. A feira é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e é a palco das principais ações do projeto Brazilian Cattle, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

Com uma expectativa de receber 400 mil visitantes, incluindo representantes de 35 países e mais de 700 estrangeiros, a feira é um ponto crucial para a promoção do setor pecuário brasileiro no mercado global. Por isso, o projeto Brazilian Cattle, que tem como objetivo ampliar a presença do Brasil no mercado internacional da pecuária zebuína, promove diversas ações no evento. 

Renovado em 2023 com um investimento total de R$ 4 milhões para dois anos, o projeto, que é parceria da ApexBrasil e da ABCZ, dentro da  ExpoZebu  as ações desdobram-se em três frentes:

Projeto comprador: rodadas de negócios com oito compradores internacionais de México, Costa Rica, Colômbia, Equador e Guatemala. Ao todo, 55 empresas e fazendas brasileiras participam dessas rodadas, buscando fortalecer laços comerciais e abrir portas para exportações.

Projeto Imagem: presença de seis jornalistas estrangeiros de Equador, Colômbia, Panamá e Bolívia. Esses profissionais têm a oportunidade de conhecer de perto o evento e os produtores brasileiros, destacando a qualidade do material genético zebuíno e a excelência da pecuária nacional.

Zebu Connect Day: evento inédito na ExpoZebu, que contou com uma programação de palestras técnicas com profissionais renomados do setor, além de tendas de empresas especializadas de várias áreas do agro, como centrais, soluções agropecuárias, exportadoras e impulsionadoras de tecnologia em genética.

A coordenadora de comércio exterior da ABS, Paula Waeny, representou a empresa nas atividades do Brazilian Cattle na ExpoZebu e está satisfeita com a experiência. “A participação tem sido bastante promissora até agora, especialmente no que diz respeito às oportunidades internacionais. A feira proporcionou um ótimo ambiente para networking e para apresentar nossos produtos ao mercado global. Estamos otimistas quanto às parcerias e negócios que podem surgir a partir desse evento”, conta. “Negociamos principalmente com Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Bolívia. Além disso, recebemos uma visita técnica das autoridades de Cuba, o que é exatamente importante para manter o mercado brasileiro apto s exportar para lá”, adiciona.  

Resultados

Desde 2003, a ApexBrasil e a ABCZ colaboram no projeto Brazilian Cattle, promovendo a pecuária brasileira internacionalmente e abrindo novos mercados para a exportação. Nesse período, foram firmados nove convênios entre as partes, resultando em significativos avanços no setor.

No último ciclo do projeto, de 2020 a 2022, as exportações do setor alcançaram mais de USD 326 milhões de dólares, com um aumento significativo nas vendas para o exterior. Para essa nova etapa do projeto, a ApexBrasil alocou R$ 2,86 milhões, reforçando seu compromisso de fortalecer o posicionamento do Brasil como um parceiro global de negócios.

Sobre a ABCZ

A ABCZ atua na promoção de raças zebuínas, executando o serviço de registro genealógico em todo o país com mais de 600 mil animais anualmente registrados. A entidade detém o maior banco de dados de zebu do mundo. Todos os anos, a ABCZ organiza importantes eventos internacionais no Brasil, como a ExpoZebu e a ExpoGenética, atraindo criadores e profissionais do setor de todo o mundo em busca de inovações tecnológicas relacionadas ao melhoramento genético animal.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — América Central e Caribe
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: