ApexBrasil abre mercado dos EUA para empresas brasileiras

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Segundo ciclo de aceleração entre a Agência e a Amazon.com traz oportunidades para companhias dos mais variados segmentos. Inscrições começam no dia 22 de fevereiro 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon Brasil promovem o segundo ciclo de aceleração para empresas dos mais diversos setores que desejem exportar seus produtos para os EUA, para comercializar através do marketplace da Amazon.com. A grande novidade é que, nesta edição, não há limite no número de participantes. 

A gerente de Competitividade da ApexBrasil, Deborah Rossoni, relembra que para a primeira edição estavam previstas 50 vagas. “Nesta segunda rodada, vamos aceitar todas as empresas que cumprirem com os critérios de seleção, a fim de capacitá-las ao longo do ano. Com o desenvolvimento do programa, vimos que é possível atender mais participantes do que tínhamos previsto”, disse ela. 

O primeiro ciclo de capacitação teve início em setembro de 2021, e algumas empresas já obtiveram resultados positivos. É o caso da Anne Caroline Global, que fabrica e comercializa cosméticos. Com sede em São Paulo e Orlando, a empresa já está com a loja na Amazon.com ativa e operando desde o ano passado. Segundo a sócia diretora, Liliane Oliveira, em janeiro, o faturamento foi 50% superior ao de dezembro. “A partir de janeiro nós começamos a aplicar, a corrigir todos os pontos que o pessoal da Amazon sinalizou e tivemos esse resultado surpreendente. Seguimos fazendo esse trabalho e acompanhamento diário e, em fevereiro, também já registramos crescimento frente a janeiro”. 

A estratégia de exportar para os EUA vem de 2019, ano em que a Anne Caroline Global iniciou seu contato com a ApexBrasil por meio do Programa de Qualificação para Exportação da agência, o PEIEX. Os planos precisaram ser adiados por conta da pandemia, mas em 2021 foram retomados. A decisão de utilizar a Amazon.com nos EUA já tinha sido tomada antes do programa de aceleração. Liliane conta que se inscreveu assim que soube da oportunidade, porque queria melhorar a visibilidade da empresa. “Também tínhamos dificuldade com as campanhas, com o patrocínio de alguns produtos e até com estocagem e envio. E foi possível resolver tudo isso”, comentou. 

Certificação

Uma das inovações em relação à edição anterior será a realização, no dia 23 de fevereiro, de um webinar (LINK) sobre como obter o certificado do FDA (Food and Drug Administration), a instituição governamental que é responsável pela regulamentação de produtos sensíveis para uso e comercialização no mercado dos EUA. A certificação junto ao FDA é obrigatória para alguns produtos como alimentos e cosméticos, por isso foi preciso dar atenção especial ao tema. “Diante da necessidade desse registro, decidimos já adiantar esse processo, de modo que as interessadas possam iniciar a certificação junto ao FDA o quanto antes”, disse Deborah Rossoni. 

O webinar será ministrado por Eloise Hanson, consultora da Registrar Corp, que é uma empresa especialista em registro de produtos no FDA. Ainda que integre as ações dessa colaboração específica, a participação é aberta a quaisquer empresas que desejem adquirir esse conhecimento. 

Critérios de seleção 

Para participar da aceleração (LINK), as empresas são avaliadas a partir de alguns critérios, sendo alguns deles a oferta de produtos de categorias comercializadas pela Amazon.com, experiência com exportações, experiência com e-commerce, equipe dedicada ao projeto, e certificações como o FDA, para os casos de produtos regulados.

Após o encerramento das inscrições em 15 de março, está previsto um curto período de avaliação, e as selecionadas serão divulgadas já no dia 18 do mesmo mês. Após serem selecionadas, as empresas precisam enviar um Formulário de Adesão, formalizando sua participação no programa, e depois dessa etapa já se inicia a capacitação. 

O processo inclui aulas gravadas e ao vivo, todas online, primeiramente com a equipe da ApexBrasil. O contato inicial com a equipe da Amazon Brasil está previsto para início de abril. As empresas terão cerca de 30 dias para abrir sua loja na Amazon.com e, a partir de então, receberão apoio para seu gerenciamento de conta. O monitoramento dos resultados se estende até maio de 2023. 

De acordo com Liliane, da empresa de cosméticos Anne Caroline Global, a assistência prestada pela Apex e pela Amazon Brasil é fundamental. A empresária conta que o mercado dos Estados Unidos não é como o brasileiro e todo processo é, portanto, diferenciado. “Nós não temos ainda o domínio de como atuar nesse mercado, por isso é muito importante ter a assessoria da Apex e da Amazon Brasil. O programa nos ajudou a tirar dúvidas que tínhamos sobre o processo. Além disso, o atendimento personalizado permite que, no dia a dia, você resolva dúvidas pontuais com agilidade”, concluiu. 

e-Xport

A colaboração de aceleração entre ApexBrasil e Amazon Brasil faz parte do Programa E-Xport, que tem a missão de promover os negócios das empresas brasileiras por meio da inserção no comércio eletrônico internacional e da melhoria da presença digital. 

A ApexBrasil  

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos. Ao longo de 2021, a agência apoiou um total de 14.741 empresas brasileiras, por meio dos diversos serviços ofertados, chegando a um resultado 1,8% superior ao alcançado em 2020. Desse total de apoiadas, 5.639 são novas entrantes, ou seja, empresas que não participaram de nenhuma ação da ApexBrasil em 2020. 

A atuação da agência junto às empresas brasileiras se desdobra em três grandes programas finalísticos: qualificação empresarial, promoção comercial e internacionalização. A retomada gradual dos eventos presenciais em 2021 permitiu que a ApexBrasil voltasse a incentivar e conduzir a participação de empresas brasileiras em feiras, missões prospectivas e comerciais e rodadas de negócios, entre outras ações de promoção comercial.   

O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores, entidades de classe.  

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