ABACT e Projeto Latitude promovem talk e programa de apoio à vinda de colecionadores estrangeiros para a ArtRio 2023

ABACT e Projeto Latitude promovem talk e programa de apoio à vinda de colecionadores estrangeiros para a ArtRio 2023

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Nos próximos dias, a ArtRio 2023 vai agitar o Rio de Janeiro e, para esta que é uma das mais importantes feiras de arte do Brasil, a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e o Projeto Latitude prepararam ações que vão conectar o Brasil ao mundo, além de assinar a curadoria de um talk que abordará o papel dos curadores nas galerias.

Entre os dias 11 e 15 de setembro, acontece o Art Immersion Trip, programa do Projeto Latitude, realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - ApexBrasil, que, nesta edição, apoia a vinda de uma delegação de sete colecionadores e profissionais do mercado internacional de arte, vindos da Grécia, Estados Unidos, Argentina, Turquia e Reino Unido especialmente para a feira.

A Art Immersion Trip é o modelo de viagem de negócios que acontece durante a realização de grandes eventos do mercado de arte no Brasil. Curadores e colecionadores estrangeiros são convidados para roteiros de visitas a instituições, coleções particulares e eventos sociais com o objetivo de se familiarizar com agentes do mercado brasileiro de arte contemporânea, fortalecer a imagem do Brasil, promover networking e gerar novos negócios.

“Em 24 edições de Art Immersion Trips, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 260 convidados internacionais. Acreditamos no intercâmbio cultural e no conhecimento aprofundado como ferramentas de fomento do nosso setor e escolhemos a ArtRio para realizar essa conexão entre países e mercados, colocando em prática nosso objetivo de mostrar a força da arte contemporânea brasileira para o mundo e, consequentemente, estimular cada vez mais o crescimento das nossas associadas”, disse Victoria Zuffo, presidente da ABACT.

Além da ArtRio, o grupo será conduzido em eventos e visitas à instituições de arte, como o MAR, ida ao Instituto Inclusartiz, com Paulo Herkenhoff, visitas à diversas galerias associadas à ABACT, além de uma palestra com a curadora Denise Gadelha sobre o atual cenário da arte contemporânea brasileira.

Entre os convidados estão Akis Kokkinos, curador e fundador da DEO Project; Barbara London, curadora, escritora e estudiosa baseada em Nova Iorque, que fundou programas de exposição e coleção de vídeos no MoMA; Jennifer Inácio, Curadora Associada do Pérez Art Museum Miami; o colecionador Aristeides Vitalis; Osman Can Yerebakan, curador e crítico de arte baseado em Nova Iorque; e Sofia Speroni, Membro do Conselho - Fundacion Arteba.

Também durante a ArtRio 2023, no dia 14 de setembro, das 18h às 19h, a ABACT assina a curadoria de uma conversa com o tema “desvendando o papel dos curadores - guiando a experiência artística nas galerias. A curadora Fernanda Lopes, o sócio fundador da Galeria Athena, Filipe Masini, e a responsável pela direção artística da Anita Schwartz Galeria de Arte, Bianca Bernardo, irão discutir essa atual tendência do mercado que sugere a presença de curadores nas galerias de arte.


Sobre o Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - ApexBrasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com mais de 60 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1.800 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a ApexBrasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.


Sobre a ABACT

 A Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT é uma entidade sem fins lucrativos que representa cerca de 60 galerias de arte contemporânea no Brasil. Seu posicionamento se constitui no diálogo com as galerias de arte brasileiras do mercado primário e no entendimento do seu papel na produção de bens culturais. Promove ações de profissionalização e de incentivo à desburocratização do setor, projetos educativos e socioculturais, e realiza conexões entre os agentes de mercado nacional e internacional.


Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

Informações à imprensa - Agência Guanabara

Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa — América do Norte — América do Sul
Setor de Exportação: Arte Contemporânea — Economia Criativa
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: