* por Juarez Leal, Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil
Na última quinta-feira (23/05), a ApexBrasil e outras grandes instituições de comércio exterior lançaram a “Megatrilha Digital da Exportação”. Essa iniciativa visa ajudar as empresas a alcançarem o sucesso em suas exportações de maneira mais fácil e automatizada, seguindo seis etapas essenciais:
1º passo - Classificação do Produto: Comece definindo a classificação internacional do seu produto, o que é importante para identificar o processo operacional de exportação. No Brasil, usamos a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI). Internacionalmente, isso é feito usando a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que é uma adaptação do Sistema Harmonizado (SH), desenvolvido pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA).
Confira abaixo soluções úteis para identificar o NCM/SH do produto a ser exportado:
- Sistema online “Consulta NCM” do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
- Curso sobre análise e classificação de produtos para exportação da ApexBrasil.
2º passo - Escolha dos Mercados: Determine os mercados prioritários para seus produtos. Analise dados históricos de exportação brasileira e importação por outros países para identificar onde há maior demanda por seu produto.
Aqui estão algumas ferramentas online poderosas que poderão ajudar:
- ComexStat, do MDIC, um sistema online para consultas e extratos de dados do comércio exterior brasileiro.
- Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, uma plataforma online e gratuita que auxilia exportadores a identificarem oportunidades para seus produtos em mercados internacionais, em 175 países, que correspondem a 98,8% do comércio global.
- Curso de Inteligência Comercial, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA Business School), que ensina como utilizar ferramentas para apoiar a tomada de decisão.
- Global Trade Helpdesk (GTH), que é uma plataforma online de inteligência de mercado, desenvolvida pelo International Trade Centre (ITC), pela UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento) e pela OMC (Organização Mundial do Comércio) que permite a empresa identificar e avaliar oportunidades de comércio dentre os mercados-alvo, por meio de dados de importações destes mercados, tarifas e exigências regulatórias. Além disso, é possível encontrar parceiros para financiamento, desenvolvimento de estratégias de comércio, distribuição e muito mais.
3º passo - Adaptação do Produto: Prepare seu produto para atender às exigências dos compradores internacionais, incluindo embalagens, certificações e idiomas locais que poderão afetar as suas características essenciais. Diante deste desafio, a empresa deve buscar o apoio de instituições com experiência no tema e que ofereçam soluções que viabilizem estas adaptações.
Confira algumas soluções práticas que podem ajudar:
- “Design Export (DEX)”, da ApexBrasil, que oferece apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação por meio consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.
- “Sebraetec”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferece serviços de consultoria e capacitação tecnológica para micro e pequenas empresas (MPEs), com o objetivo de promover a inovação e aumentar a competitividade dessas empresas no mercado. Este programa disponibiliza subsídios financeiros para que as MPEs contratem serviços tecnológicos especializados em áreas como design, inovação, produtividade, qualidade, tecnologia da informação, sustentabilidade, entre outras.
- “Desenvolvimento e Adequação de Embalagem para Exportação”, curso à distância da CNI, que apresenta as normas, selos, certificações, legislação, perfil do consumidor do mercado externo de maneira ampla.
4º passo - Formação de Preços: Defina preços competitivos para o mercado internacional, considerando todos os custos envolvidos. Será fundamental para o posicionamento correto junto aos compradores internacionais e diante da concorrência local.
Abaixo, indico alguns cursos que a empresa pode acessar para realizar o treinamento de seus funcionários:
- “Formação de preço para exportação - aspectos estratégicos, fiscais e operacionais”, da ApexBrasil, que explora aspectos relevantes para competitividade dos negócios comerciais internacionais.
- “Formação de preço para exportação: aspectos estratégicos, fiscais e operacionais”, da CNI, pelo qual a empresa aprenderá a utilizar a calculadora da CNI para precificar o produto para o mercado internacional.
- “Condições comerciais e formação de preços na exportação”, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), para a exportação dos produtos agropecuários.
5º passo - Marketing Internacional: Desenvolva uma estratégia de comunicação para promover sua marca no exterior de forma diferenciada, gerando percepção de valor junto aos compradores, bem como divulgar seus respectivos atributos nos canais de comunicação e linguagem adequados para o público final.
Há opções de cursos de curta duração presenciais e à distância que podem ser extremamente úteis para as empresas, como:
- Curso “Marketing Internacional ” desenvolvido pela ApexBrasil, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com o objetivo de acelerar o processo de internacionalização, com uma abordagem que contempla o ambiente digital e o comércio eletrônico, visando a elaboração de um Plano de Marketing Internacional.
- Programa de aceleração digital do Sebrae, UP DIGITAL, composto de aulas ao vivo e mentorias com o objetivo de ajudar na transformação digital de negócios que poderão ser úteis no posicionamento nos canais digitais e conquistar novos clientes.
- Oficina online “Marketing Internacional 5.0 – prepare seu negócio para o mercado internacional”, da CNA, que aborda temas como plano de marketing, definição de mercado, potenciais clientes, análise da concorrência, percepção dos compradores, línguas como diferenciais competitivos e inteligência cultural.
6º passo - Promoção de Negócios: Sua empresa pode realizar negócios com os compradores em mercados internacionais de forma direta ou indireta.
Indiretamente, sua empresa pode contar com o apoio de uma comercial exportadora ou “trading company” que tenha experiência no seu setor de atuação ou mercado no exterior que pretende atuar.
- O Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEX), fornece atendimento customizado para empresas que buscam este tipo de serviço.
- O MDIC oferece uma lista de empresas comerciais exportadoras e trading companies habilitadas pelo Decreto-Lei nº 1.248, de 29.11.1972.
- De forma direta, a empresa poderá participar de eventos internacionais que sejam do seu segmento de atuação no exterior. A fim de facilitar a localização destes eventos, a empresa poderá utilizar a funcionalidade do “Calendário de Eventos Internacionais” da Plataforma Brasil Exportação, que reúne todos os eventos de promoção comercial programados pela ApexBrasil, MDIC, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Sebrae, CNI , CNA e instituições setoriais.
- Outra solução para vender diretamente para o consumidor final no exterior é o e-commerce. A ApexBrasil desenvolveu um diagnóstico online para que a empresa posso verificar, de acordo com suas necessidades e conhecimento, os serviços adequados para o aperfeiçoamento das suas vendas online internacionais.
Seguindo esses passos, certamente sua empresa aumentará significativamente as chances de sucesso na exportação, de forma digital, ágil e altamente qualificada pelas soluções técnicas sugeridas.