Conheça o novo estudo da ApexBrasil e veja como esse pode ser o próximo país parceiro de seus negócios internacionais. Mel, feijão, açaí e sucos de maçã e de uva são destaques
Localizada estrategicamente no Sudeste Asiático, a Malásia desponta como um polo econômico dinâmico e orientado para as exportações. Com uma população de 33,9 milhões de habitantes, o país se destaca por sua juventude e sua diversidade étnica e religiosa, sendo predominantemente muçulmano (63,7%).
A economia malásia, impulsionada por setores como os de hidrocarbonetos e de eletroeletrônicos, é atrativa para os negócios internacionais, com uma expressiva força de trabalho anglófona, baixos custos logísticos e trabalhistas e um crescimento econômico notável. Além disso, a Malásia é um ator de destaque no comércio internacional e tem um setor de serviços financeiros desenvolvido, o que reforça sua posição como líder mundial em finanças islâmicas.
Para os exportadores brasileiros, a Malásia representa uma oportunidade única. Com um PIB de US$ 407 bilhões em 2022, o país é a 36ª maior economia global e a quarta da ASEAN. Com um crescimento econômico de 8,7%, em 2022, a maior taxa entre os ASEAN 5, a Malásia projeta atingir um PIB de cerca de US$ 600 bilhões até 2027, tornando-se uma nação de renda alta. Em contrapartida, o crescimento econômico de 2023 foi o menor.
O mais recente estudo da ApexBrasil, elaborado após uma missão de inteligência no país, identifica oportunidades de exportação para produtores brasileiros no setor de alimentos e bebidas. A Malásia é uma importadora líquida de alimentos, o que, diante do seu crescimento econômico e demográfico, indica que seu mercado continuará promissor para exportadores de produtos alimentícios. Para efeitos deste estudo, foram selecionados quatro grupos de produtos do setor de alimentos e bebidas com possíveis oportunidades de exportação: mel, feijão, açaí e sucos de maçã e de uva.
O estudo abrange informações detalhadas sobre a economia malásia, seu comércio internacional, e seu setor de alimentos e bebidas, além de acordos comerciais, aspectos tarifários e os regulamentos domésticos relevantes para a importação e a comercialização de alimentos e bebidas.
Aproveite a oportunidade de explorar um mercado em ascensão e saiba mais sobre as possibilidades na Malásia no estudo disponível em nosso site.