Empresas de tecnologia concluem Missão de Internacionalização para a China, organizada pela ApexBrasil

Empresas de tecnologia concluem Missão de Internacionalização para a China, organizada pela ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Venture Cup China, Hicool e o Consulado do Brasil em Xangai resultou em uma missão presencial e virtual de sucesso para 20 empresas brasileiras de tecnologia na China. A ação, que ocorreu entre os dias 15 e 28 de agosto, teve como objetivo aproximar empresas brasileiras do promissor mercado asiático, proporcionando oportunidades de negócios, parcerias e conhecimento sobre o ecossistema de inovação chinês.

A iniciativa contou com uma programação intensa, que abordou diversos aspectos da internacionalização de empresas de tecnologia para a China. As startups que participaram presencialmente da missão visitaram diferentes cidades e tiveram contato com os principais players locais, com foco na inserção no mercado chinês. A ação foi uma oportunidade para empresas participantes explorarem o dinâmico ecossistema, que tem emergido como um dos principais polos de inovação no mundo. Em 2022, por exemplo, já havia quase 200 hubs de inovação no país, estimulando a colaboração entre universidades, laboratórios de pesquisa e empresas.

A agenda contou com a participação da Universidade de São Paulo que realizou palestras sobre o ecossistema da inovação no Brasil aos principais players no ecossistema chinês, apoiando a construção de relações institucionais e a cooperação mútua entre dois mercados.

Rodrigo Gedeon, General Manager do Escritório da ApexBrasil em Pequim, participou de toda a agenda e ressaltou o papel da Agência na promoção da colaboração entre os dois países. "A China é um mercado prioritário para Agência. Já organizamos mais de 20 projetos focados no país somente este ano, além de importantes feiras de promoção comercial, como SIAL China, CIIE, Prowine, CIFIT Xiamen, etc.", afirmou Gedeon. "Há muito espaço para diversificar a cooperação entre a China e o Brasil, com interesse mútuo, intensificando a cooperação tecnológica. É um momento emocionante ver essas startups brasileiras apresentando suas inovações aos investidores chineses", ressaltou.

Para Vitor Calvi, representante da startup Dyagnosys, que integrou a delegação, a missão abriu novos horizontes.  "Os investidores e parceiros do ecossistema com quem interagi me forneceram conselhos inestimáveis e feedback positivo sobre a nossa solução. Essa iniciativa me permitiu vivenciar a natureza amigável de nossos colegas chineses, que fizeram esforços consideráveis para nos ajudar e facilitar colaborações. Estamos empolgados para estabelecer parcerias aqui", celebrou.

China-Brazil Innovation Week em Xangai

Nos dias 15 e 16 de agosto, as empresas brasileiras selecionadas participaram da China-Brazil Innovation Week, em Xangai, organizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Xangai e a Venture Cup China. Depois de anos ocorrendo de forma virtual, a edição de 2023 teve participação presencial significativa, permitindo intenso intercâmbio entre os ecossistemas de inovação dos dois países. 

Além de palestras sobre o ambiente de negócios local e rodadas de matchmaking com potenciais parceiros, as startups brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções para investidores chineses. O demoday contou com a participação de 11 startups brasileiras, representando os setores de tecnologia verde, saúde e biotecnologia, que foram preparadas durante sessões de treinamentos realizadas pela ApexBrasil ao longo do mês de julho.

Já nos dias 17 e 18 de agosto, a missão continuou em Hangzhou, cidade nas proximidades de Xangai, que é um importante centro econômico e de comércio eletrônico dentro da China. As empresas tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas a empresas locais e bem como uma imersão no Hangzhou International Talent Entrepreneurship & Innovation Park e o Alibaba Cloud. Essa etapa permitiu que as empresas brasileiras conhecessem de perto o ambiente de inovação e empreendedorismo da região, explorando possíveis parcerias e entendendo as dinâmicas do mercado local.

Brazil Tech Founders to Shanghai: Aprofundando as Conexões

De volta a Xangai, nos dias 21 e 22 de agosto, as startups participaram do Brazil Tech Founders to Shanghai, evento com foco no ecossistema de inovação da cidade. O programa foi co-organizado pela ApexBrasil e pelo Centro de Inovação Tecnológica de Xangai, em parceria com a XNode e os membros da Gateway Community.

Ao longo dos dois dias de agenda, palestrantes locais apresentaram o panorama de inovação e o ambiente de negócios de Xangai para a delegação brasileira. O esforço colaborativo teve como objetivo promover a integração dos ecossistemas de inovação da China e do Brasil, acelerando o desenvolvimento transfronteiriço de empresas tecnológicas entre os dois países.

O Cônsul-Geral Adjunto em Xangai e Chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Roberto de Andrade Filho, destacou o Zhangjiang Science City como um centro altamente internacional que reúne um forte grupo de empresas de tecnologia. Ele observou que, durante esta visita, as empresas brasileiras não apenas têm a oportunidade de se conectar com startups locais, mas também de se envolver com um ecossistema de inovação bem desenvolvido, adquirindo uma experiência para estabelecer presença no mercado chinês.

HICOOL Global Entrepreneurship Summit 2023: Destaque em Pequim

 A missão terminou, nos dias 26 a 28 de agosto, em Pequim, com a participação das startups na feira HICOOL Global Entrepreneurship Summit 2023. O evento, que contou com um pavilhão do Brasil, reuniu importantes instituições de investimento chinesas e estrangeiras, além de unicórnios, organizações internacionais de inovação e parceiros do ecossistema. O evento de tecnologia, que atrai anualmente milhares de players do setor, promove sessões de pitch, áreas de exposição temáticas e eventos paralelos.

Para Geneflides Laureno, CEO da G4Flex, “Conexões com Fundos de Investimentos, Consultores, Professores e Parques Tecnológicos, foram algumas dessas oportunidades obtidas. Tendo nos permitido após alguns Pitchs, obter o 4o Lugar em uma competição internacional conectada com o eco-sistema de inovação de Hong Kong”. Complementou “sem dúvida, a integração, intercâmbio de negócios e a chancela que a marca APEX imprime, tem sido um diferencial enorme na abertura de portas internacionais para empreendedores brasileiros.” 

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: