Barokchi visitou 17 empresas em Soledade, reforçando a visibilidade internacional do polo mineral brasileiro
O Projeto Comprador Brazilian Minerals, ação do Precious Brazil — projeto setorial do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — consolidou mais uma importante etapa em sua estratégia de internacionalização do setor. A empresa italiana Barokchi, referência na produção de artigos esotéricos e peças decorativas em pedras naturais, esteve em Soledade (RS) para uma intensa agenda que incluiu visitas a 17 fábricas de artefatos minerais do município.
Desde 2017, o Projeto Comprador Brazilian Minerals tem promovido o polo mineral de Soledade no cenário internacional, aproximando empresas locais de compradores estratégicos e ampliando oportunidades comerciais nos segmentos de decoração, design de interiores, móveis e utilidades em pedras. “Ao longo destes anos, temos potencializado o alcance dos produtos de Soledade no mercado internacional”, reforça a coordenação do projeto.
Durante a missão, que teve início em 19 de outubro com finalização em 24 de outubro, os representantes da Barokchi puderam conhecer de perto a excelência produtiva das empresas da região, incluindo a diversidade mineral, a tecnologia de beneficiamento, os padrões de acabamento e a capacidade de atendimento a demandas internacionais. A agenda contemplou inspeção de processos, avaliação da qualidade das matérias-primas e reuniões de negócios com empresários locais, demonstrando interesse concreto na construção de novas parcerias comerciais.
A visita a um número tão expressivo de empresas em uma única semana evidencia o reconhecimento global de Soledade como um dos principais centros de transformação de minerais do mundo. Também confirma o sucesso contínuo do Projeto Comprador Brazilian Minerals, que segue fortalecendo a imagem do Brasil como fornecedor de qualidade, diversidade e confiabilidade no setor de minerais e gemas naturais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.