O Projeto Brazil Sugarcane, uma parceria entre o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza de 27 a 30 de janeiro da missão técnica e comercial na Bolívia.
A jornada com 21 empresas terá início com a visita em usinas, grupos açucareiros e, na sequência, participação no Simpósio Técnico Agroindustrial de ATACBOL, em Santa Cruz de La Sierra.
Nos dias 27 e 28, o grupo de fornecedores brasileiros do setor sucroenergético percorre a Unagro e as usinas Aguaí, Guabira e La Belgica, onde terão a oportunidade de conhecer os processos de produção de açúcar, etanol e outros produtos derivados da cana-de-açúcar.
“A Bolívia é o nosso primeiro destino de 2026. O país é um grande parceiro comercial do Brasil e, em especial, das empresas ligadas ao projeto Brazil Sugarcane. Essa agenda agrega conhecimento com a participação no simpósio e, nas visitas poderemos ver de perto os gargalos de mercado e as oportunidades de negócios, fortalecendo parcerias estratégicas e ampliando a presença das empresas brasileiras no setor boliviano, com foco em inovação, competitividade e geração de valor para toda a cadeia sucroenergética”, declarou a gerente do Projeto Brazil Sugarcane, Suy Machado.
A Bolívia é um país com condições climáticas favoráveis à produção de cana-de-açúcar e, através de parcerias internacionais como a do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, vem se destacando com modernização, expansão e crescimento sustentável para o aumento da produção.
Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution
Desde 2007, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – uma parceria entre o Apla e a ApexBrasil – agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.
Diversas ações são realizadas pelo Brazil Sugarcane, com destaque para o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroenergético que, em parceria com a ApexBrasil, realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras, conferências e encontros com especialistas do setor. No âmbito do Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a ApexBrasil promovem a recepção de potenciais compradores interessados no mercado sucroenergético brasileiro, com o objetivo de fomentar e expandir as oportunidades de comércio exterior.
As empresas brasileiras interessadas em integrar-se ao projeto setorial devem ser vinculadas ao setor sucroenergético e apresentar um portfólio de produtos, serviços ou soluções com potencial exportador. Entre em contato pelo www.portalapla.org.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços
brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.