Brasil Trade Lounge: entenda como nova estratégia da ApexBrasil beneficia micro e pequenas empresas

06/02/2024
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil Trade Lounge: entenda como nova estratégia da ApexBrasil beneficia micro e pequenas empresas

Descrição da imagem: Foto. Brasil Trade Louge

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Iniciativa da ApexBrasil oferece oportunidade MPEs de expor seus produtos ao lado das grandes companhias em feiras internacionais

O ano mal começou e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) já confirmou, para 2024, ao menos seis edições do Brasil Trade Lounge (BTL) em feiras comerciais ao redor do mundo. Quer conhecer mais sobre o BTL e saber como sua empresa pode ser beneficiada por essa inciativa? Confira as repostas de nossa equipe às perguntas mais frequentes. 

O que é o Brasil Trade Lounge (BTL)? 

O Brasil Trade Lounge é uma vitrine de produtos com apelo à brasilidade, à sustentabilidade e à saudabilidade. O programa é liderado pela ApexBrasil e conta com o apoio do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), parceiro da Agência na execução do projeto setorial Brazilian Suppliers. O BTL é composto por duas etapas: 

Etapa nacional: são realizadas reuniões online de negócios entre empresas produtoras e comerciais exportadoras (ECEs) brasileiras com o objetivo de se chegar a um acordo de representação comercial temporária/pontual para participação na feira em questão.

Etapa internacional: a empresa comercial exportadora selecionada contará com estande a no Brasil Trade Lounge da feira em questão para representação de empresas brasileiras produtoras participantes da etapa nacional e que tenham fechado negócios.

Qual o objetivo de um BTL?

O objetivo principal é proporcionar a oportunidade de participação de micro e pequenas empresas, empresas não exportadoras ou exportadoras iniciantes nas ações de promoção comercial realizadas em grandes feiras mundiais. Além disso, busca promover mostras de produtos brasileiros com apelo à brasilidade, à sustentabilidade e à saudabilidade produzidos nas diversas regiões do Brasil, sobretudo do complexo de alimentos e bebidas.

Que tipo de empresas podem participar?

EMPRESAS PRODUTORAS: empresas brasileiras produtoras de bens voltados aos setores prioritários da ação e que, preferencialmente, pertençam aos perfis “não exportadores” ou “iniciantes” no processo de exportação. Também poderão participar, em casos excepcionais e mediante oferta de vagas, empresas fora dos setores prioritários, mas dentro do complexo de Alimentos & Bebidas. Micro e pequenas empresas que produzam produtos de qualidade, sustentáveis e com apelo de brasilidade, que ainda não conseguem sozinhas participar das grandes feiras internacionais.

EMPRESAS COMERCIAIS EXPORTADORAS (ECEs): empresas comerciais exportadoras brasileiras com experiência de exportação e representação de produtos brasileiros do complexo de Alimentos & Bebidas no exterior.

O que é uma empresa comercial exportadora? 

Comercial exportadora ou ECE são empresas que que atuam intermediando os processos de exportação direta. Elas também compram produtos dos fabricantes para exportá-los. São organizações com ampla competência no que diz respeito ao mercado internacional e mantém relacionamentos consistentes e de confiança com empresas de outros países.

A exportação intermediada por uma comercial exportadora permite que empresas, principalmente pequenas e médias, consigam enviar suas mercadorias para outros países sem contar com uma estrutura ou departamento de exportação próprio.

Como funciona o contrato entre a comercial exportadora e as empresas que desejam expor seus produtos? 

As empresas produtoras e as comerciais exportadoras celebram, após a seleção e etapa nacional na qual ocorrem as rodadas de negócios, um contrato pontual de representação para a ação de promoção comercial em questão (Ex. Feira SIAL Paris). De acordo com o regulamento, uma taxa será cobrada da empresa produtora para auxiliar no custeio da participação da ECE que a representará no exterior.

Como sua empresa pode participar de um BTL?

Participando das seleções divulgadas pela ApexBrasil e se inscrevendo para cada um dos BTLs separadamente e, em caso de seleção, participando da etapa nacional e cumprindo as demais condições descritas em cada um dos regulamentos.

Qual a contrapartida do(a) empresário(a) participante(s) de um BTL?

Participação nas seleções, cumprimentos das regras dos regulamentos e pagamento da taxa de participação na etapa internacional.

Qual o calendário de eventos com BTL em 2024?

Aceleração - BTL Anuga Select Brazil 2024    9 a 11/04/24

Aceleração - BTL Saudi Food Show 2024      21 a 23/05/24

Aceleração - BTL Sial China                            28 a 30/05/24

Aceleração - BTL Sial Paris                              19 a 23/10/24

Aceleração - BTL Summer Fancy Food         23 a 25/06/24

Aceleração - BTL Big 7                                     11 a 13/06/24

Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: