E 2024 segue com mais um estudo da série de Perfis de Comércio e Investimentos, sempre trazendo dados atualizados e análises sobre mercados diversos. Desta vez a Inteligência da ApexBrasil traz o perfil com foco no Egito, que traz para as empresas brasileiras as oportunidades que o país apresenta para nossos produtos.
O Egito é a 3ª economia da África e a relação comercial com o Brasil apresenta superávit na balança brasileira, há 20 anos. Em 2023 as exportações brasileiras alcançaram US$ 2,3 bilhões, com grande representatividade de commodities na pauta (açúcares e melaços, milho, minério de ferro, e carnes bovina e de aves).
O estudo traz também mais detalhes sobre as 249 oportunidades indicadas pelo Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, com destaque para:
• Combustíveis minerais e lubrificantes.
• Produtos alimentícios (frutas e sucos).
• Matérias em bruto (minérios metálicos e sementes de gergelim) e
• Produtos químicos (medicamentos, incluindo veterinários).
O Egito também é foco de quatro projetos setoriais da ApexBrasil, incluindo os de proteína animal, algodão, materiais de defesa e dispositivos médicos.
Destaca-se que o Brasil, no âmbito do Mercosul, possui um acordo de livre comércio com o Egito em vigor desde 2017. Estima-se que 63% das exportações brasileiras para o Egito em 2023 perpassaram linhas tarifárias beneficiadas pelo acordo, conferindo preferências de acesso a esse mercado que outros importantes fornecedores como China, Estados Unidos e Índia, não possuem.
Confira esses e mais dados e análises sobre macroeconomia, comércio exterior, questões de acesso e investimentos entre Brasil e Egito.