A China tem uma área de 9,6 milhões de quilômetros quadrados. Um território tão grande também dá origem a diferenças regionais importantes.
Para ajudar os exportadores brasileiros a entenderem melhor esse gigante asiático, a ApexBrasil fez uma pesquisa em dez Cidades de Nível 2 na China. O governo chinês categorizou as cidades em diferentes níveis com base em diversos indicadores, sendo Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen as Cidades de Nível 1. Pesquisamos dez cidades em toda a China, de Norte a Sul, de Leste a Oeste.
As cidades selecionadas tiveram algumas semelhanças e diferenças em termos de poder de compra, hábitos de vida, preferências alimentares e etc. Além disso, analisamos dez produtos alimentares – sucos, biscoitos, nozes, bolos, melão, própolis, destilados, vinho e café – para entender o desempenho desses bens e suas oportunidades comerciais nessas cidades. Cada cidade apresenta oportunidades próprias, que merecem a atenção dos exportadores brasileiros.
Quando olhamos além das Cidades de Nível 1 na China, percebemos que as Cidades de Nível 2 são, também, mercados promissores para os produtores brasileiros de alimentos e bebidas.