Evento será realizado na sede do CIESP, nesta terça, 11 de fevereiro, a partir das 9 horas da manhã
Ribeirão Preto vai receber um seminário voltado a empresas de alimentos e do agronegócio sobre como exportar para mercados muçulmanos. Organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o evento será nesta terça (11), na sede do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), às 9 horas da manhã.
O seminário integra as ações do Halal do Brasil, projeto setorial da entidade em parceria com a agência para ampliar as exportações de alimentos halal. Esse tipo de alimento é voltado a consumidores muçulmanos e vem de processos de fabricação certificados, que respeitam certas tradições religiosas e culturais.
Pouca gente sabe, mas o Brasil já é uma potência em alimentos halal. Somos os maiores exportadores mundiais de proteína animal halal e os maiores fornecedores de alimentos para os 57 países da OCI, a Organização para Cooperação Islâmica.
Fernanda Dantas, gerente do projeto Halal do Brasil
Segundo dados compilados pela Câmara Árabe, em 2024, o Brasil exportou quase US$ 6 bilhões em carne de frango e derivados bovinos com certificação halal. O país sul-americano também consolidou a liderança no fornecimento de alimentos aos países da OCI, vendendo ao bloco cerca de US$ 23 bilhões no ano de 2023.
Dantas afirma, no entanto, que a participação do Brasil no mercado halal ainda é abaixo do potencial. Segundo explica, as vendas brasileiras são prevalentes em produtos básicos, como carnes, açúcar, grãos e café, havendo pouca inserção de produtos industrializados, pela baixa disponibilidade de itens certificados para exportação.
Além disso, mesmo sendo líder no fornecimento de alimentos à OCI, o Brasil envia só 9% de tudo o que o bloco importa. Outro dado relevante é que o mercado mundial de alimentação halal, considerando a população muçulmana mundial, de 1,9 bilhão de pessoas, vem crescendo ano a ano e movimenta hoje cerca de US$ 1,4 trilhão por ano, segundo o The State of Islamic Economy Report de 2024.
Esta é a oportunidade que Dantas pretende mostrar no seminário. “Vamos falar sobre como obter a certificação halal, sobre as experiências das empresas que apoiamos em suas incursões no mundo muçulmano e sobre como o projeto Halal do Brasil pode apoiar indústrias no objetivo de exportar alimentos halal”, afirma.
Lançado no final de 2022, o Halal do Brasil apoia atualmente 124 empresas, das quais 59 já exportam ao menos algum tipo de alimento certificado como halal. A iniciativa conta com ações estruturadas em dois eixos de atuação.
O primeiro deles são as ações de promoção comercial, que incluem a organização de missões a feiras de alimentos e bebidas consideradas estratégias no mundo muçulmano, como a Gulfood (Emirados Árabes Unidos), Food Africa (Egito), MIHAS (Malásia) e outras.
A iniciativa também promove rodadas de negócios entre empresas e compradores. A última dessas rodadas foi realizada em São Paulo, no fim do ano passado, reunindo 45 empresas brasileiras de alimentos e nove importadores de países muçulmanos.
O projeto também oferece um curso sobre mercados islâmicos e, dependendo da empresa, subsídio financeiro para a primeira certificação de produtos.
Serviço
Seminário “Como o halal impulsionará a internacionalização da sua marca”
Ribeirão Preto
Dia 11 de fevereiro, às 9 horas
CIESP
Rua Bernardino de Campos, 1001, 15º Andar, Centro
Inscrições: https://ccab.powerappsportals.com/event/registration?id=Road_Show_SP_-_Ribeiro_Preto_-_20252595704677
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Informações à imprensa | Câmara Árabe-Brasileira
Daniel Medeiros | danielmederios@a4eholofote.com.br | 11 992259634
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Com mais de 70 anos de existência, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira é uma entidade dedicada ao fomento da relação comercial bilateral entre o Brasil e os 22 países da Liga Árabe. Integrante da União das Câmaras Árabes, o braço econômico da liga diplomática, a entidade tem por missão conectar empresas árabes e brasileiras, buscando atender as necessidades dos dois lados da parceria comercial, o desenvolvimento dos laços comerciais e a integração entre os setores produtivos.
Sobre o Halal do Brasil
O Halal do Brasil – projeto realizado para Câmara de Comércio ÁrabeBrasileira (CCAB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – visa acelerar o processo de inserção internacional das indústrias com produtos halal no mercado mundial, fomentando uma cultura exportadora brasileira para mercados islâmicos e não-islâmicos por meio de um projeto de apoio a negócios internacionais