A indústria odontológica brasileira segue para mais uma feira internacional. Após marcar presença na AEEDC, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o pavilhão brasileiro organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será montado na IDS, maior encontro global do setor que será realizado entre 14 e 18 de março na Alemanha.
Vinte e uma empresas estarão reunidas para apresentar seus vastos portfólios de produtos voltados ao segmento odontológico e esta será a primeira participação brasileira de forma presencial no evento após o período de pandemia de covid-19, o que eleva as expectativas.
"Em nossa última participação, ocorrida em 2019, fechamos US$ 3,7 milhões em contratos durante o evento e encerramos nossa presença com a expectativa de alcançar US$ 8,11 milhões nos 12 meses seguintes", relembra Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO. As altas expectativas das empresas brasileiras estão atreladas às percepções da organização do evento, que anunciou que esta edição deve receber 2 mil expositores de 65 países e mais de 160 mil visitantes.
A preparação da Aditek para a feira, nas palavras de Nathalia Nakaishi, gerente de exportação da empresa, já mostra a grandiosidade do evento. "Estamos ansiosos para retomar o contato com vários clientes ao redor do mundo e, faltando menos de um mês para a abertura da feira, já temos mais de 40 reuniões agendadas com clientes e potenciais clientes de 15 países diferentes", comenta.
Com base nesse cenário de boas oportunidades, Júlia Magatão, da área de exportação da DSP Biomedical, declara que a companhia seguirá para a Europa com um objetivo claro e bem estabelecido. "Participamos da feira há dez anos e, agora, queremos expandir nosso mercado abrindo, no evento, quatro novos distribuidores", diz.
Paula Silvério, do departamento internacional da Maquira, traz outra importante perspectiva da feira: reencontrar clientes após o período de afastamento. "Desde 2019, nossa última participação na IDS, a Maquira lançou diversos produtos de elevado potencial no mercado. Além disso, adquirimos uma nova marca, a Makertech Labs, que já é reconhecida no cenário internacional e será apresentada pela primeira vez como integrante da Maquira", afirma.
Odontologia brasileira mundo afora
Em 2022, o Brasil exportou US$ 126 milhões em produtos odontológicos, valor 20,67% superior ao registrado no ano anterior. "Entre os segmentos que compõem o setor de dispositivos médicos, o de odontologia foi o que registrou maior crescimento nas exportações no último ano", explica José Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO.
Os continentes americano e europeu são os principais compradores da produção nacional, sendo que somente a Alemanha - país que sedia a feira - importou US$ 3,8 milhões em produtos odontológicos brasileiros. Esses números reforçam o alto desempenho das fabricantes nacionais no mercado externo.
"Acredito que, finalmente, estamos recebendo o reconhecimento da nossa indústria que atua com tecnologia de ponta, capaz de fabricar produtos altamente qualificados e com aplicações estéticas fantásticas", declara Paula. Segundo ela, "temos ainda muitos frutos para colher e diversos destinos para conquistar com qualidade, agilidade e boa disposição, características típicas das empresas brasileiras".
Nathalia concorda: "a odontologia brasileira não abre mão da qualidade dos seus produtos, e isso gera negociações de longo prazo justamente por sermos confiáveis".
Entre os produtos para odontologia mais exportados pelo Brasil em 2022 estão os implantes, preparações para higiene bucal, instrumentos e aparelhos para odontologia, produtos para obturação dentária, dentes artificiais de acrílico e aparelhos para próteses dentárias.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
Sobre a APEXBRASIL
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.