Empresas brasileiras que participaram da edição 2025 da Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe bateram recorde de geração de negócios, com mais de US$3,5 bilhões reportados em negócios efetuados e previstos para os próximos 12 meses. A feira aconteceu entre os dias 17 e 21 de fevereiro em Dubai, e reuniu mais 5,5 mil expositores e 100 mil profissionais da indústria de alimentos e bebidas.
A delegação brasileira contou com a participação de 120 empresas, distribuídas entre quatro pavilhões coordenados diretamente pela ApexBrasil, estandes próprios e outros três pavilhões organizados em parceria com os projetos setoriais da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE). Durante todos os dias da feira, os estandes brasileiros ofereceram degustações de produtos nacionais, incluindo preparações com carne halal e drinks não alcoólicos.
O diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, participou da feira e afirmou que a Gulfood já está consolidada como uma feira com grande oportunidade para empresas brasileiras não somente na área de negócios, mas enquanto espaço de networking e inserção global, por meio do acesso a diversas tendências regionais e identificação de demandas específicas. “Somamos mais um ano de participação brasileira na Gulfood e os resultados não poderiam ser melhores, temos recorde de negócios e uma avaliação positiva da feira”, afirmou.
Uma das empresas que participou da feira foi a Dr. Peanut, de amendoins e alimentos prontos. O diretor de exportações da empresa, Renato Fasolo, comentou que a empresa participa da Gulfood pela segunda vez, diante dos resultados obtidos em 2024. Segundo Fasolo, a Dr. Peanut foi procurada por compradores do Golfo Pérsico, como Omã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, como também da África e Ásia. “Reforçamos nossa presença com distribuidores locais nos Emirados Árabes Unidos e seguimos em negociação contratual com outros parceiros”, afirmou.
A ApexBrasil também levou para a feira a iniciativa Buy Brazil, uma plataforma digital da agência que conecta compradores internacionais a produtores brasileiros de forma confiável e fácil.
A Sociedade de Bebidas Panizzon, de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul participou da Gulfood pela primeira vez. A empresa começou a exportar há 5 anos e vem participando de feiras e rodadas de negócios com a parceria da ApexBrasil. Segundo Francisco Chagas, Head de Comércio Exterior do grupo, a feira se diferencia pela amplitude público, já que segundo ele, empresas de 66 países entraram em contato com a empresa.
A edição 2025 da feira supera a participação de 2024, em que foram registradas expectativas de negócios de US$1,9 bilhão. Para 2026, está prevista a realização da feira nos dias 26 a 30 de janeiro.
Mercado
O perfil de Comércio e Investimentos da ApexBrasil identificou 446 oportunidades para produtos brasileiros nos Emirados Árabes Unidos. Os principais setores são nas áreas de produtos alimentícios, como castanha de caju, cevada e extratos, artigos manufaturados, como vidros, pneus, couros e peles e máquinas e equipamentos de transporte. Acesse o Perfil de Comércio e Investimentos dos Emirados Árabes Unidos para conhecer mais oportunidades de mercados e investimentos no país.