iSaloni conta com 56 empresas brasileiras que apresentam peças que unem beleza, sustentabilidade e funcionalidade
Depois de muito sucesso nas edições anteriores, a parceria entre ApexBrasil e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMOVEL), por meio do projeto Brazilian Furniture, retorna a Milão apresentando novidades e reforçando o Brasil como protagonista no cenário moveleiro mundial. O “Espaço Brasil” no Salone del Mobile.Milano – iSaloni 2025 reúne peças únicas do melhor do design brasileiro, sexto maior produtor de móveis do mundo, e reforça a força do setor no cenário internacional. O Salão do Móvel acontece paralelamente à exposição brasileira “Chuva do Caju” no FuoriSalone, que movimenta a Universidade de Milão e tem recebido milhares de visitantes diariamente.
Em 2025, empresas e designers do país apresentam suas novidades no Pavilhão 3 da Rho Fiera Milano até o dia 13 de abril, conectando a área dos expositores com o Projeto Design + Indústria, que reúne fabricantes de móveis e profissionais de design de diversos nichos e regiões do Brasil. Além de oferecer produtos de altíssima qualidade e design inovador, nossa indústria também aposta na sustentabilidade, criando soluções que respeitam o meio ambiente sem abrir mão da excelência.
Para o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, os móveis brasileiros cada vez mais conquistam o mercado europeu e mundial, com produtos que unem sustentabilidade e qualidade.
Estamos com 56 empresas brasileiras que produzem o que o Brasil tem de melhor para a exportação no setor. Temos também 33 designers brasileiros que estão estreando aqui trazendo o que o Brasil tem de melhor da sua natureza, materiais sustentáveis e da floresta em pé. Com isso, mostrando ao mundo que é possível fazer móveis com qualidade e com todas as regiões do Brasil sendo representadas. Esse é o papel da ApexBrasil, junto com a ABIMOVEL, trazer o que Brasil tem de melhor.
Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil
Com a cenografia criada pela Estojo e a curadoria das peças do Design + Indústria pela arquiteta Liana Tessler, o projeto Espaço BRASIL para 2025 também atua como resposta ao tema da campanha do iSaloni para esta edição, “Pensado para Humanos”, que enfatiza a profunda conexão entre design e experiência humana.
O conceito arquitetônico manifesta essa visão por meio de um equilíbrio de simplicidade e organicidade, alternando linhas retas e predominantemente brancas que conferem leveza e sofisticação ao espaço. Essa interação de elementos geométricos e naturais cria um ambiente acolhedor e único, onde design, inovação e sustentabilidade convergem para celebrar a identidade distinta do mobiliário brasileiro.
No centro, uma árvore simboliza a interação entre o natural e o feito pelo homem, servindo como elemento integrador entre aspectos visuais e conceituais. Um símbolo poderoso do Brasil, a presença de uma árvore no pavilhão sublinha um ethos de design profundamente conectado à valorização da biodiversidade e à harmonia entre formas estruturadas e orgânicas. Assim, este espaço não apenas exibe as inovações de marcas e designers brasileiros, mas também convida os visitantes a mergulharem em um diálogo sobre “brasilidade, design e sustentabilidade”. Elementos que são vividamente apresentados em Milão, mostrando o potencial do Brasil para inovação e produção criativa.
De acordo com Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMOVEL, o Brasil é protagonista no setor moveleiro e ocupa uma posição de destaque no cenário mundial, com cada vez mais designers participando das ações do Brazilian Furniture.
Somos o sexto maior produtor de móveis do mundo e representamos a indústria nacional. Estar aqui com uma edição muito especial falando do design brasileiro e mostrando o que temos de excepcional, como nossas matérias-primas. Isso só poderia acontecer se fizermos um trabalho de mãos dadas entre a ApexBrasil, a ABIMOVEL e o consulado-geral do Brasil em Milão”.
Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMOVEL
Os designers participantes do Espaço Brasil ressaltam que o iSaloni é uma oportunidade única para divulgar o melhor da movelaria nacional e concorrer em igualdade de condições com grandes marcas internacionais. “Essa iniciativa de estarmos aqui trazendo design do Brasil para o mundo graças ao projeto Brazilian Furniture com o apoio da ApexBrasil e da ABIMOVEL. Essas iniciativas fazem com que empresas que não têm um volume muito grande consigam participar e consigam concorrer a nível mundial com todas as empresas nesse mercado grandioso que sai da Itália para o mundo”, ressalta Valdevir Pires, CEO da Modalle.