Entre 19 e 22 de agosto, em Natal (RN), a ApexBrasil promoveu 423 reuniões de negócios entre 39 produtoras nacionais do setor e 13 compradores estrangeiros de nove países
O setor de moda praia brasileiro ganhou destaque em mais uma rodada do Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Como resultado, os encontros movimentaram mais de R$ 13,6 milhões em negócios para o segmento. O evento contou com a participação de 39 empresas brasileiras do setor e 13 compradores estrangeiros de nove países, tendo como parceiros o Governo do Rio Grande do Norte, o Sebrae RN, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).
No total, foram realizadas 423 reuniões, que colocaram em diálogo 39 vendedores de de 17 estados brasileiros (Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins) e 13 compradores de nove países (África do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Japão, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia e Uruguai).
Diálogos sobre Exportação
Durante os Diálogos Exporta Mais Brasil, realizados em Natal para marcar a abertura da rodada no estado potiguar, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que a gestão da governadora Fátima Bezerra tem contribuído para elevar as exportações no RN, que em 2023 se aproximaram dos US$ 800 milhões. Ainda assim, a participação do estado nas vendas brasileiras ao mercado externo corresponde a apenas 0,43% do total.
Embora o setor de moda praia responda por parcela dos embarques, os segmentos de óleos combustíveis de petróleo e frutas e nozes não oleaginosas lideram com folga as exportações do estado, tendo sido responsáveis por quase 70% das vendas para o exterior em 2023. Viana reforçou a necessidade de aumentar o volume exportado pelo estado e de diversificar sua pauta de exportações, por meio do incentivo à cultura exportadora no RN e em todos o país. Os benefícios, lembrou ele, são coletivos. “A exportação cria outra pedagogia, que é melhor para os negócios”, ressaltou.
Também presente nos Diálogos, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou que aquele não era apenas um evento de negócios, mas “a concretização de uma visão de futuro que valoriza nossas potencialidades regionais”. Bezerra frisou que o Exporta Mais Brasil insere o estado como protagonista do comércio exterior para além do eixo Sudeste, chegando ao “chão do Nordeste” e permitindo que os compradores internacionais vejam de perto a potencialidade potiguar. A governadora também chamou a atenção para o papel da ApexBrasil em aproximar o país das oportunidades globais.
Leia a cobertura completa dos Diálogos.
Bons negócios
Das 39 empresas que participaram da rodada, 38 são comandadas por mulheres, evidenciando a relevância da liderança feminina no setor. Uma delas foi a Ondas Kids, de Pernambuco, que possui uma linha licenciada do desenho animado infantil Mundo Bita. “Viemos para essa rodada porque vimos grandes oportunidade para negócios e para mostrar o ‘Mundo Bita’ para todo o mundo. A gente já conversou com quatro países, entre eles Rússia e Estados Unidos, e estamos encantadas com o que estamos vendo”, enfatizou a CEO da empresa, Clea Jaci.
À frente de uma marca que leva seu nome, o empresário do Rio Grande do Norte George Azevedo contou que foi sua primeira experiência em rodadas de negócios internacionais. “Confesso que estou bem satisfeito com a aceitação da minha marca, que é genuinamente potiguar. Nela temos, por exemplo, essa coleção especial chamada ‘Praieira’, que retrata alguns elementos do nosso litoral com peças pintadas a mão - temos duas coleções pintadas assim, de maneira mais exclusiva. Estou bem empolgado e acredito que vêm bons negócios por aí. Viva a moda do Rio Grande do Norte!”, comemorou Azevedo.
Entre os compradores internacionais da rodada estava a CEO do marketplace português Fio d’Água, Teresa Brito. Ela disse que aceitou o convite para participar do Exporta Mais Brasil em busca de novas marcas e, especialmente, em busca de peças de alta qualidade. “Encontrei marcas muito interessantes e foi, sem dúvida, muito produtivo. Foi combinado com várias delas a produção em parceria”, destacou a compradora, acrescentando que esse projeto inovador é uma forma de “casar” o Brasil com Portugal.
Além de se reunirem com as 39 empresas brasileiras, os 13 representantes de importadoras, distribuidoras, lojas, boutiques e marketing places estrangeiros conheceram as instalações da Matersol, da Fio a Fio e da Areia Dourada, produtoras potiguares que participaram das rodadas de negócios. Além disso, os compradores assistiram a um desfile de moda ao pôr do sol, no final da tarde do dia 20, em que as marcas participantes puderam apresentar algumas de suas coleções.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil já completou 22 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos. Foram cerca de cinco mil reuniões de negócios entre mais de 730 empresas brasileiras e mais de 240 compradores internacionais de 63 países com uma expectativa de geração de negócios que deve ultrapassar R$ 469,5 milhões. Leia mais na landing page do programa.