Em parceria junto à Anfacer, ApexBrasil realizou rodada do Exporta Mais Brasil durante a Expo Revestir, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. O programa reuniu 33 compradores internacionais com 33 empresas nacionais do setor para fazer negócios
Com o objetivo de ampliar as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos, o Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), colocou 33 compradores internacionais de mais de 20 países como EUA, México e África do Sul frente a frente com 33 empresas nacionais do setor, oferecendo o melhor da produção da cerâmica nacional. Os resultados da rodada, que ocorreu de 19 a 24 de abril, dentro da Expo Revestir - a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina - refletem o grande sucesso da iniciativa. Ao longo de quatro dias foram realizadas 703 reuniões de negócios.
A estimativa do primeiro Exporta Mais do ano, ancorado na Expo Revestir, é que sejam gerados negócios em torno de pouco mais de R$ 82 milhões (US$ 16,325 milhões) para a indústria nacional nos próximos 12 meses. A ação foi realizada pela ApexBrasil com a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) e faz parte do calendário de iniciativas do projeto setorial Ceramics of Brazil, fruto da mesma parceria.
Rodada de negócios
"Com o apoio da Apex Brasil, tivemos a oportunidade de mostrar nosso produto de forma diferenciada", exulta Roberta Tabai, supervisora de Vendas do Mercado Externo da empresa LEF Cerâmica, da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, com 30 anos de atuação, e há 20 anos exportando - o que já representa até 15% do faturamento mensal da empresa. A empresa caprichou: montou um stand decorado com a prata da casa. "Temos oportunidades de abrir novos clientes e fortalecer vínculo com clientes que já temos. Sem contar que feira é sempre momento de apresentar lançamentos. O que interessa para novos e antigos clientes!", explica. A empresa, que faz cerâmica regular, retificada, polida e réguas de madeira e também porcelanatos retificados polidos e acetinados, cadastrou os novos interessados e até já embarcaram pedidos.
Outra participante foi a Pointer Revestimentos Cerâmicos. "Fechamos alguns negócios e abrimos oportunidades para negócios futuros", comemora Ronaldo Raizer, gerente de Exportação da empresa que faz parte do grupo Portobelo, sediada em um polo multifabril industrial de Alagoas, com dez anos de mercado, especializada em cerâmica para pisos ou paredes, para áreas externas ou internas. A empresa sempre exportou e hoje alcança mais de 40 países de 5 continentes.
Cerâmica brasileira em alta
A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos é uma grande protagonista no mercado mundial, ocupando a terceira posição em produção e consumo. É também a sexta maior exportadora do mundo, com vendas para mais de 110 países, em todos os continentes.
No último ano o Brasil produziu 792,9 milhões de metros quadrados e obteve receita de US$ 392 milhões com exportações, tendo os EUA como principal destino.
Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais. Mais informações: ceramicsofbrazil.com
Exporta Mais Brasil
A ApexBrasil criou o Programa Exporta Mais Brasil que tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país. O Exporta Mais Brasil busca uma aproximação ativa com todas as regiões do país para potencializar suas exportações. Por meio do Programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Esta foi a primeira rodada do programa neste ano. A segunda foi em São Luís – MA, dedicada ao setor de couros e curtumes, e a próxima será em Maceió -AL, de 10 a 13 de abril, com foco em alimentos e bebidas saudáveis. Até o final do ano, serão pelo menos 14 rodadas dedicadas a diferentes setores e em diferentes estados do país.