A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada em Berlim, levará 24 empresas brasileiras para a Biofach, a maior feira de produtos orgânicos da Europa, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. Essa será a 8ª vez consecutiva que a ApexBrasil promove a participação brasileira no evento.
Conhecido por sua rica biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis, o Brasil está fortalecendo sua posição como um dos principais exportadores mundiais de produtos orgânicos. Os compradores internacionais podem se conectar de forma rápida e fácil com as empresas participantes do evento por meio da Buy Brazil, uma plataforma digital da ApexBrasil que ajuda clientes de todo o mundo a encontrar produtos brasileiros de qualidade e fornecedores confiáveis. Eles oferecem alguns dos principais produtos orgânicos do Brasil, incluindo mel, frutas, açaí, açúcar orgânico, chá de erva-mate, castanha de caju, vinho e mais.
As empresas selecionadas apresentaram certificação de orgânico reconhecida pela Biofach e a presença de mulheres em postos de liderança foi um dos diferenciais considerados pela seleção. A feira é uma oportunidade para que as empresas brasileiras possam se conectar diretamente com compradores, distribuidores e formadores de opinião em um dos mercados mais exigentes quanto a aspectos de sustentabilidade e o segundo maior consumidor do segmento de orgânicos, atrás apenas dos Estados Unidos.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a Biofach é uma das grandes oportunidades que o país tem para promover a sociobiodiversidade no exterior. Segundo Viana, o aumento da demanda por produtos orgânicos é uma realidade e o Brasil se posiciona com grande potencial de expansão de negócios no setor.
A participação na Biofach busca incrementar o potencial exportador do segmento, que fortalece a bioeconomia nacional e impulsiona iniciativas sustentáveis.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
Dentre as 24 empresas, 18 foram selecionadas pela ApexBrasil e 6 pelo MDA. Os setores de chás e especiarias, castanhas, frutas, derivados de mel, sucos, açúcar e álcool, açaí, café e bebidas alcóolicas são alguns dos principais abrangidos pelos participantes da feira.
Um dos objetivos da Biofach é estabelecer e incrementar as exportações brasileiras de orgânicos para a Alemanha e o restante da Europa, além de fortalecer a imagem do Brasil como líder no setor.
Histórico
Desde 2016, a ApexBrasil participa da Biofach em parceria com empresas brasileiras, ministérios e SECOMs. Na última edição, em 2024, a feira contou com mais 2500 expositores de 94 países. Em relação à participação brasileira, foram realizados quase US$ 17 milhões em negócios, entre vendas imediatas e esperadas para os 12 meses seguintes à feira.