A Unem participa da EuroTier 2024, na Alemanha, para apresentar o grão seco de destilaria produzido pelas indústrias de etanol de milho
Por: União Nacional de Etanol de Milho (Unem).
As indústrias brasileiras de grãos secos de destilaria (DDG/DDGS) participam da principal feira mundial de pecuária de corte, leite, suínos, aves e peixes, a EuroTier, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, em Hanover, na Alemanha. O objetivo da União Nacional de Etanol de Milho (Unem), que representa 98% da produção nacional de DDG/DDGS, é apresentar o Brazilian Distillers Grains (BDG), nome internacional do DDG/DDGS brasileiro, utilizado na dieta de animais e reconhecido pelo alto teor proteico e energético.
Originado durante o processo de produção do etanol de milho e cereais, o Brazilian Distillers Grains vem ganhando espaço no cenário internacional com a abertura de novos mercados e bom desempenho do produto nacional na produção de proteínas. Desde o ano passado, a Unem e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vêm desenvolvendo ações para promoção das exportações do BDG, com a realização de missões empresariais, do projeto imagem e da participação em eventos em países estratégicos para o setor.
O presidente-executivo a Unem, Guilherme Nolasco, afirma que o projeto de promoção das exportações do BDG partiu de duas percepções. Primeiro pela necessidade de posicionar o produto nacional no mercado internacional, apresentando a qualidade do produto e o potencial produtivo do Brasil. Além disso, a exportação atua como formador de preço, promovendo uma maior segurança ao mercado de commodities.
“Vamos participar de uma das feiras de pecuária mais importantes do mundo para apresentar a indústria nacional de etanol de milho como uma aliada na transição energética e como uma indutora da produção sustentável de alimentos. Temos um potencial produtivo pautado no fomento a uma cadeia produtiva que vai do campo à cidade, promovendo o desenvolvimento regional, disponibilizando energia limpa e contribuindo com a segurança alimentar do planeta”, afirma Nolasco.
A Unem terá um estande na EuroTier, onde irá expor os produtos brasileiros, apresentar as vantagens do uso do BDG na dieta dos animais e a sustentabilidade da cadeia produtiva do etanol de milho. A feira conta com mais de 2.200 expositores de 51 países, disponibilizados em um espaço de mais de 220 mil metros quadrados divididos em 13 pavilhões.
Conhecida como uma das principais plataformas de inovação para a indústria global de pecuária, a EuroTier 2024 terá como tema “Inovamos a Pecuária” e trará para o centro das discussões o uso de tecnologia para melhorar a produção e garantir a sustentabilidade das cadeias produtivas.
Destinos
O Brasil exportou este ano, entre janeiro e outubro, 629.007 toneladas de grãos secos de destilaria, movimentando US$ 151,729 milhões. O volume já superou o total comercializado ao longo de 2023, quando foram exportadas 608.955 toneladas de DDG/DDGS e a receita foi de US$ 180,518 milhões, entre janeiro e dezembro.
Os produtos foram comercializados para 36 países e o Vietnã é o principal comprador, com a aquisição de 29% do total exportado. A Nova Zelândia foi o segundo maior parceiro, com a aquisição de 104.298 toneladas e US$ 26,718 milhões. Na Europa, a Espanha é o principal destino do BDG e este ano foram comercializadas 61,9 mil toneladas, representando uma receita de US$ 13,669 milhões.
SOBRE O PROJETO -
Em 2023, a Unem e a ApexBrasil assinaram um convênio para promoção do DDG/DDGS no mercado internacional, com foco na crescente produção no país e na demanda de outros países por produtos de nutrição animal que tenham origem sustentável, como são os farelos brasileiros. O convênio tem duração de dois anos e inclui ações como missões empresariais, branding e criação de marca para o produto, projeto imagem e projeto comprador.
SOBRE A UNEM –
A União Nacional do Etanol de Milho é uma associação privada, sem fins lucrativos ou econômicos, com atuação em todo o território nacional. Desde a sua fundação em setembro de 2017, trabalha para o desenvolvimento e promoção do setor agroindustrial do etanol de milho e outros cereais e seus coprodutos, para a união da cadeia produtiva e defesa de seus interesses globais.
SOBRE A APEXBRASIL -
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país