Cafeicultores se classificaram para fase nacional, quando seus cafés serão reavaliados para definição dos finalistas do concurso
O sonho de ter o reconhecimento internacional por seus cafés e mudar, definitivamente, a vida da família e dos trabalhadores de sua propriedade segue vivo para mais de uma centena de cafeicultores do Brasil. Esses são os 150 produtores que tiveram suas amostras classificadas para a fase nacional do Cup of Excellence 2023, principal concurso de qualidade do mundo para café, realizado no país pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Desde a sua idealização, em 1999, passando pela primeira edição, em 2001, até o certame atual, a competição sempre teve como foco os produtores, suas histórias e a forma sustentável que cultivam seus cafés de qualidade. Assim, o Cup of Excellence exerce um papel de ferramenta que permite o conhecimento, o reconhecimento e a promoção dos cafés do Brasil.
“Como verdadeira vitrine internacional, o concurso traz os principais provadores e compradores globais para conhecerem nossos cafés e permite um intercâmbio entre eles e os produtores brasileiros, que passam a conhecer o que cada mercado consumidor valoriza no mundo. Assim, passamos a qualificar nossa produção e, com a diversidade de regiões produtoras, conseguimos diferentes tipos de café, que nos capacitam para abastecer toda a diversidade de sabores internacionais, o que transformou o Brasil no principal provedor de cafés especiais do mundo”, analisa Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Na edição de 2023, os 150 cafeicultores se classificaram para a Fase Nacional em três categorias distintas: “Via Seca”, “Via Úmida” e a inédita “Experimental”. Cada uma delas conta com 50 cafés nessa segunda etapa da competição. A lista completa está disponível no site da BSCA (hiperlinkar https://bsca.com.br/assets/Resultados-Pre-Selecao-CoE-Brazil-2023.pdf).
“Uma importante característica do Cup of Excellence, além da valorização de tradicionais origens produtoras, é o descobrimento de novas, o que vem sendo uma constante ao longo dos anos, como podemos observar com o resultado atual. Produtores de regiões que antes eram ‘normais’, passavam despercebidas, hoje são reconhecidas por seus potenciais cafés, seus perfis exclusivos, abrindo uma janela de oportunidades a seus cafeicultores, que passam a viver novos elos de amizade, comerciais e de valorização de seus produtos. Na próxima fase, temos cafés de 13 diferentes regiões, por exemplo”, revela.
As amostras de cafés classificadas para a Fase Nacional voltarão a ser avaliadas, entre os dias 16 e 20 de outubro. Os cafés selecionados serão aqueles que obtiverem nota média de 86 pontos ou mais, que seguirão para a fase final do concurso, quando o Júri Internacional, composto por 20 juízes de todo o mundo, definirá os 10 vencedores de cada uma das três categorias, que serão as amostras que alcançarem 87 pontos acima.
O diretor executivo da BSCA reforça que a edição deste ano traz como novidade a inclusão da categoria "Experimental". Ela é destinada aos cafés que passaram por um processo de fermentação induzida, com ou sem adição de leveduras comerciais. Além disso, também estão mantidas as tradicionais "Via Seca", voltada aos cafés colhidos e secos com casca, e "Via Úmida", que envolve os cafés cereja descascado, despolpado ou desmucilado.
"Somos o primeiro país a criar uma categoria específica para os grãos fermentados, projeto-piloto que será observado mundialmente e posteriormente adotado no Cup of Excellence das outras 14 nações que realizam a competição no mundo. Essa iniciativa se deu graças ao pioneirismo do Brasil, que possui grande número de regiões produtoras, que são dotadas de muitas nuances e de diversidades nas formas de cultivo dos cafés no país", destaca Estrela.
Os 30 lotes vencedores do Cup of Excellence serão comercializados em disputado leilão mundial, via internet, ao preço de abertura de US$ 6,50 por libra-peso cada lote, o que equivale a cerca de *R$ 4.200 por saca de 60 kg. A competição também terá os cafés eleitos como "vencedores nacionais", que serão as amostras classificadas para a Fase Internacional que voltarem a receber nota igual ou maior que 86 pontos, mas que ficarem abaixo dos 30 primeiros colocados. Esses lotes também ficarão disponíveis para compra em plataforma on-line, pela cotação inicial de US$ 5,00 por libra-peso, ou aproximadamente *R$ 3.230 por saca.
* Dólar comercial cotado a R$ 4,880, conforme fechamento de 20 de setembro de 2023.
CUP OF EXCELLENCE
Criado no Brasil, em 1999, o Cup of Excellence é o principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo e integra as ações do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido em parceria por BSCA e ApexBrasil. Atualmente, por meio de cooperação entre a Associação e a ACE, a competição é realizada em diversos países, ampliando a procura pelos melhores grãos colhidos em cada safra para que sejam comercializados através de leilão internacional. Os preços alcançados nesses pregões vão muito além do mercado convencional. Em 2018, por exemplo, o campeão da competição brasileira alcançou o maior valor pago por uma saca de café no país: R$ 73 mil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O "Brazil. The Coffee Nation" é realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. O projeto setorial tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades da iniciativa é investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café.
O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Internamente, há uma preocupação em fornecer aos colaboradores um ambiente organizacional igualitário e justo. Tal postura foi reconhecida com a certificação Great Place to Work, recebida em 2020.