Iniciativa promove rodadas de negócios, palestras, apresentações culturais e atrações culinárias. Evento faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
De 4 e 9 de setembro, os israelenses conhecerão um pouco mais do Brasil. A Casa Brasil Israel, iniciativa da ApexBrasil, que atua para promover a imagem do País no exterior, impulsionar as exportações e atrair investimentos, em parceria com a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, reunirá empresas brasileiras que buscarão apresentar produtos de alta qualidade e competitivos para o mercado israelense nos setores de alimentos & bebidas, agronegócios; casa & construção; tecnologia; jogos eletrônicos; moda; e economia criativa. Além de fortalecer a imagem do Brasil como um destino turístico, cultural e competitivo no mercado global, a Casa Brasil, a ser organizada na região do Porto de Tel Aviv (Hangar 11), também terá em sua programação a realização de rodadas de negócios entre importadores israelenses e exportadores brasileiros. A ação também conta com a parceria da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Por meio do Projeto Brazilian Furniture, mais de 45 peças de mobiliário de 22 indústrias brasileiras estarão expostas de forma integrada aos ambientes.
“A amizade entre brasileiros e israelenses é antiga e foi fortalecida pela decisiva participação brasileira na criação do Estado de Israel. Nossos dois povos têm cultivado relação estreita em diversas áreas, como comércio, educação, política, cultura, defesa, agropecuária e de inovação. A Casa Brasil Israel celebra esta parceria nos 200 anos do Brasil”, disse o Embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro.
Amizade e cooperação
Nos últimos anos, as exportações brasileiras vêm crescendo acentuadamente e, apenas no primeiro semestre de 2022, já atingiram cifra recorde para o ano todo, de US$ 1,1 bilhão. Atualmente, cerca de 150 empresas israelenses operam no Brasil, a maioria no setor de alta tecnologia.
Segundo o Chefe de Operações do Escritório da ApexBrasil em Israel, Felipe Campbell, a ideia é apresentar um Brasil inovador e surpreendente. “Brasil e Israel têm inúmeras oportunidades de aumentar o comércio bilateral, inclusive em setores de maior valor agregado, priorizados na Casa Brasil. A ação tem foco em mostrar um Brasil moderno e surpreendente no mundo dos negócios, mas também buscaremos criar as conexões mais relevantes para geração de resultados ao exportador brasileiro”, comentou.
A Grendene, uma das maiores empresas de calçados da América Latina, levou em consideração a cultura e a religião judaicas na seleção das peças para expor em Israel. “Estamos com grandes expectativas de fazer as nossas marcas se tornarem ainda mais conhecidas do que já são na região”, disse o Trader para o Oriente Médio da marca, Diego Barbieri. Já a grife de moda praia Celeste aposta na brasilidade. “Apresentaremos ao público israelense uma moda praia sustentável, de essência brasileira”, explicou a sócia-fundadora e diretora criativa da marca, Juliana Spirandelli.
A Qualinova, de alimentos inteligentes, levará para Israel o seu carro-chefe: o shot de Colágeno Líquido. “Queremos mostrar como o Brasil pode atuar em um setor tão competitivo com produtos de alta qualidade”, comenta o CEO da empresa, Alisson Sato.
Já a Acelera, nascida da GameJam+, quer levar a indústria brasileira de jogos independentes para Israel. “É uma oportunidade para que nossos desenvolvedores tenham visibilidade e oportunidades de realizar negócios internacionais”, analisa o diretor de operações da GameJam+, Silvani Neri.
Dezesseis das empresas presentes na exibição também participarão de encontros de negócios presenciais com potenciais compradores israelenses, de forma a acelerar suas vendas externas já durante o evento.
Casa Brasil
A Casa Brasil é um evento de alto impacto, para a promoção da imagem dos setores produtivos do Brasil no exterior, em mercados-chave. Além dos produtos e serviços expostos, a iniciativa divulga conceitos e tendências, por meio do uso de materiais diferenciados, cujo design e inovação remetam ao senso de brasilidade. Dezesseis das empresas presentes na exibição também participarão de encontros de negócios presenciais com potenciais compradores israelenses, de forma a acelerar suas vendas externas já durante o evento.