Brasil se destaca como líder mundial na produção de maracujá

Brasil se destaca como líder mundial na produção de maracujá

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Brasil, conhecido por sua rica biodiversidade e vastas paisagens, não apenas encanta com suas belezas naturais, mas também se firma como um gigante na produção frutífera. No cenário das frutas tropicais, o maracujá está em destaque. Com seu sabor inconfundível e propriedades nutricionais, o país se orgulha de liderar o mercado global como o maior produtor de maracujá.

Seis produtores renomados que participam ativamente do Frutas do Brasil — programa de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — produzem e exportam a fruta. São eles: Agricola Famosa, Frutanatu Alimentos, Petruz Fruity, Tropic Fruits, Amazon Polpas e Seabev. Essas empresas têm desempenhado um papel crucial na expansão da produção e exportação do maracujá, levando o sabor tropical do Brasil a diversos cantos do mundo.

Para se ter uma ideia da força do nosso cultivo, em 2020, segundo dados do IBGE, foram produzidas 690.364 toneladas de maracujá. Com a colaboração de produtores comprometidos e instituições de pesquisa inovadoras, o país se firma como uma potência na produção e exportação dessa deliciosa fruta tropical.

O maracujá pertence a um grupo diversificado de frutas, abrigando incríveis 18 gêneros. Dentre esses gêneros, o "Passiflora" se destaca e tem ocorrência em todas as regiões do Brasil, consolidando a fruta como um símbolo nacional e uma peça fundamental na fruticultura do país.

Três variedades de maracujá são protagonistas no cenário do cultivo brasileiro: o maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa), o maracujá-roxo (Passiflora edulis Sims) e o maracujá-doce (Passiflora alata). Com irrigação adequada, é possível cultivar a fruta durante todo o ano, adaptando-se às diferentes condições climáticas das várias regiões brasileiras.

Além de abastecer o mercado interno, o país exporta essa fruta em diversas formas, incluindo a fruta fresca, em conserva e em suco concentrado. “São os países europeus que mais desfrutam dessa iguaria tropical, impulsionando ainda mais a economia frutícola brasileira. Em relação à exportação do suco de maracujá, em 2021 o Brasil vendeu cerca de 891 toneladas, representando uma alta de mais de 91% em relação ao registro do ano anterior”, comenta Jorge de Souza, gerente de projetos da ABRAFRUTAS.

 

Sobre o Frutas do Brasil

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

 

Sobre a Abrafrutas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa — Outros
Setor de Exportação: Frutas — Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: