Brasil é apresentado como país homenageado da Hannover Messe 2026, a maior feira de indústria do mundo

31/03/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil é apresentado como país homenageado da Hannover Messe 2026, a maior feira de indústria do mundo
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Anúncio como país parceiro foi coordenado pela ApexBrasil, que também organizará pavilhão brasileiro no evento do próximo ano

O Brasil acaba de reafirmar sua posição como uma das maiores potências industriais durante a Hannover Messe, a maior feira de indústria do planeta, quando foi anunciado como país homenageado de 2026. O evento, iniciado nessa segunda-feira (31) e que se estende até o dia 04 em Hannover, Alemanha, reuniu lideranças globais do setor para debater tendências e discutir inovações na indústria, especialmente com soluções sustentáveis. Além disso, um dos focos foi o acordo Mercosul – União Europeia, considerado fundamental para integrar os dois blocos.

Antes da participação de destaque em 2026, o Brasil marca presença na edição deste ano promovendo a internacionalização de empresas brasileiras e ampliando as conexões com players globais do setor industrial. Esta participação servirá como preparação para um desempenho ainda mais robusto como país homenageado no ano seguinte. Será uma oportunidade única para mostrar ao mundo o potencial inovador do Brasil, reforçando sua posição como um líder em tecnologia, sustentabilidade e soluções industriais avançadas.

 A delegação do Brasil, formada pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a gerente de Indústria e Serviços, Maria Paula Velloso e o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, além de representantes das principais indústrias estabelecidas no Brasil como Siemens e Volkswagen, estiveram na feira para planejar os detalhes da participação de 2026 e apresentar aos visitantes o que esperar do protagonismo brasileiro no evento do ano que vem.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, apresentou ao público expectativas do Brasil em 2026. 

Vamos trabalhar junto com a direção da feira para termos o Brasil aqui colaborando para que a feira de Hannover do próximo ano seja ainda melhor do que essa. Em nome do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, agradecemos a oportunidade e certamente os que lideram o Brasil nessa nova fase vão estar aqui no que vem trazendo os números do crescimento econômico, da melhoria social e do enfrentamento do desmatamento do Brasil, mas especialmente os novos números da indústria brasileira quando se trata de inovação e ajudar o mundo a ser mais sustentável.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Outro ponto foi o Plano “Nova Indústria Brasil”, que está impulsionando a industrialização do Brasil nos próximos dez anos. Com a união de esforços entre iniciativa privada e poder público, o país avança na construção de uma política industrial robusta e inovadora.  Na abertura da Hannover Messe, foi apresentada a marca “Brasil pronto para uma indústria do futuro” que representará o estímulo brasileiro a soluções sustentáveis para o futuro da humanidade. O Brasil sediou o G20 em 2024, e sedia os BRICS e a COP 30 na Amazônia este ano, além de organizar o pavilhão do Brasil na Expo Osaka. Aliado a estes temas, está o Brasil a ser homenageado na próxima edição da Hannover Messe.

No primeiro dia da edição deste ano, foi realizado painel de debate sobre o potencial tecnológico da economia brasileira na disponibilização de soluções sustentáveis para o futuro da indústria e das comunidades, com a presença de relevantes representantes dos tomadores de decisão governamentais e de líderes econômicos do Brasil e da Alemanha.

O embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, classifica que eventos como a Hannover Messe são também um palco para grandes discussões geopolíticas, como a concretização do acordo Mercosul – União Europeia. 

Temos uma oportunidade agora de levar adiante o acordo adiante em um contexto global muito desafiador e que requer soluções de convergência entre setores que podem ser muito atingidos por uma nova onda de protecionismo que está se configurando. Criar um canal relevante de confiabilidade e de acesso a mercado entre duas regiões que sempre foram muito ligadas é fundamental. Essa é uma oportunidade muito grande que vai somar-se com o fato do Brasil ser o país convidado da feira do ano que vem, que é a mais relevante de indústria do mundo.
Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil na Alemanha

 

Perfil de Comércio e Investimentos da Alemanha

A equipe de Inteligência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atualizou os dados do Perfil de Comércio e Investimentos da Alemanha, um panorama das relações comerciais entre os dois países, trazendo informações essenciais sobre macroeconomia, investimentos e acesso ao mercado alemão. Como resultado, o estudo identificou mais de 390 oportunidades para produtos brasileiros em setores estratégicos, incluindo:

· Máquinas e equipamentos de transporte: destaque para partes para motores a diesel ou semidiesel, motores de pistão e árvores de transmissão.

· Produtos alimentícios: destaque para café não torrado, carnes bovinas e resíduos da extração do óleo de soja.

· Materiais em bruto: destaque para minérios de cobre, minérios de ferro e pasta química de madeira.

· Artigos manufaturados: destaque para alumínio, barras de aço, papel e cartão.

Atualmente, a Alemanha destaca-se por ser o quarto maior parceiro comercial do Brasil, sendo a principal origem europeia das nossas exportações e o 10º destino das nossas das nossas exportações. Em 2024, as exportações do Brasil para o país germânico totalizaram US$ 13,8 bilhões e entre 2019 e 2024, as exportações para esse mercado cresceram em média 4,3%

Esse crescimento pode ser ainda maior nos próximos anos com a conclusão das negociações do Acordo entre Mercosul e União Europeia que poderá facilitar o acesso ao mercado alemão, reduzir barreiras tarifárias e impulsionar setores estratégicos como agroindústria, energia e manufatura.

Baixe o estudo completo elaborado pela ApexBrasil para conhecer mais sobre as oportunidades na Alemanha.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: